Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2005 - 08h32

Caso Jean tem mais chances de justiça por ser no Reino Unido, diz "Daily Mail"

da BBC Brasil

O jornal britânico "Daily Mail" afirma nesta quinta-feira que a família de Jean Charles de Menezes tem uma chance muito maior de ter justiça na investigação da morte do filho no Reino Unido do que se ele tivesse sido apenas mais uma das centenas de pessoas baleadas pela polícia do Rio de Janeiro em circunstâncias obscuras.

O artigo do jornalista Jonathan Foreman traz o título: "Assassinatos em massa. Esquadrões da Morte. Execuções à beira da estrada ... a verdade sobre o policiamento estilo brasileiro."

"A polícia das duas maiores cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo, assassina --termo usado por grupos de defesa de direitos humanos-- centenas de pessoas todos os anos com quase total impunidade", diz o texto.

"Eles também são conhecidos por tortura, extorsão, narcotráfico e execuções sumárias dentro do sistema carcerário do país."

O jornal cita relatórios da Anistia Internacional e do Departamento de Estado americano como fontes para tal afirmação.

"Para colocar a indignação brasileira sobre o caso Menezes em contexto, só nos primeiros meses de 2005, a polícia do Rio matou 501 pessoas. E dados oficiais do ano passado falam em 983 mortes pela polícia do Rio. Este é mais do total de todos os assassinatos na Inglaterra e País de Gales (833) --e foi visto como uma melhora em relação à situação dos últimos anos."

Mas o "Daily Mail" disse que "nada justifica a morte de Menezes ou desculpa o que parece ser uma incompetência surpreendente da operação da polícia londrina em Stockwell", onde o brasileiro foi morto a tiros depois de aparentemente confundido com um militante extremista.

"Veredicto de culpa"

O diário britânico traz ainda uma reportagem dizendo que os representantes do Brasil no país "exigem um veredito de culpa da polícia".

"Os policiais responsáveis pelos tiros que mataram Jean Charles de Menezes 'deveriam ser considerados culpados' no final de um processo legal, disse um funcionários do governo brasileiro", afirma o "Daily Mail", citando Manoel Gomes Pereira, do Ministério da Justiça.

O jornal britânico "The Guardian" diz que o chefe da polícia londrina, Ian Blair, está sendo minado por um pequeno grupo de policiais insatisfeitos e atribui essa informação a "fontes da Scotland Yard".

"Críticos dentro e fora da polícia estão usando o caso de Jean Charles de Menezes" contra Blair, por considerá-lo "politicamente correto demais".

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre Jean Charles de Menezes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página