Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2005 - 14h43

Família de Jean visitará estação onde ele foi morto

BRUNO GARCEZ
da BBC Brasil

A família do eletricista Jean Charles de Menezes deve visitar nesta quarta-feira a estação de metrô de Stockwell, no sul de Londres, onde ele foi morto no último dia 22 de julho.

Jean Charles foi morto por policiais de Londres que julgaram que o brasileiro tivesse a intenção de realizar um atentado suicida. Os advogados da família e a Polícia Metropolitana de Londres têm mantido contatos com o intuito de realizar um encontro, aproveitando a estadia da família na capital britânica.

Na quinta-feira, a família de Jean deve se encontrar com representantes do órgão que está promovendo uma investigação independente sobre a morte do eletricista --a Comissão Independente de Queixas contra a Políica (IPCC, na sigla em inglês).

Nesta terça-feira, o presidente do IPCC, Nick Hardwick, divulgou um comunicado no qual pediu que órgãos de imprensa britânicos parem de fazer especulações sobre a morte do eletricista.

Vazamento

"Estou muito preocupado com recentes relatos na imprensa sobre este caso e peço que isto pare. Liberar informações a conta-gotas não ajuda", afirmou Hardwick.

Na semana passada, uma mulher de 43 anos, cuja identidade não foi revelada, foi detida em conexão com o vazamento do relatório da investigação do IPCC sobre a morte do brasileiro para uma emissora de TV britânica.

O suposto relatório vazado trazia informações que contradiziam dados divulgados pela polícia pouco após a morte do brasileiro, entre elas a de que ele teria pulado a roleta da estação de metrô de Stockwell e corrido dos policiais que o perseguiam.

O irmão de Jean, Giovani da Silva, de 33 anos, disse que a família irá exigir esclarecimentos dos policiais britânicos.

"Vamos procurar o chefe de polícia. Queremos saber tudo o que aconteceu, como aconteceu e por que aconteceu. Queremos que tudo fique bem claro. (Queremos saber) por que a polícia escondeu os fatos", afirmou Giovani.

A viagem e a hospedam da família de Jean Charles de Menezes foi paga pela Polícia Metropolitana de Londres.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre Jean Charles de Menezes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página