Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2005 - 10h04

Obras "relativamente baratas" teriam minimizado Katrina, diz entidade

ALASTAIR LEITHEAD
da BBC, em Miami

Algumas falhas do sistema de defesa contra inundação de Nova Orleans "provavelmente teriam sido evitadas" com "alterações relativamente baratas", segundo relatório da Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

A entidade constatou que, em vez de pequenas brechas nos diques causadas pelo furacão Katrina, na verdade havia dezenas de falhas.

Segundo o estudo, algumas dessas falhas eram devidas a problemas de construção.

O relatório foi apresentado ao Congresso americano nesta quarta-feira, seis semanas depois que o furacão atingiu a cidade.

Planos

O furacão Katrina foi uma tempestade catastrófica, mas foram as falhas do sistema de defesa contra inundação que provocaram a maior parte dos danos a Nova Orleans.

Houve muitas críticas ao fato de as defesas da cidade não terem se sustentado, e o relatório sugere que material inapropriado, como solos arenosos, pode ter sido usado na obra.

A sociedade de engenheiros também ligou o enfraquecimento do sistema a padrões variáveis de manutenção dos diques pelas autoridades.

O Congresso foi alertado a dar mais proteção à população e também a discutir com seriedade planos de preparação para grandes inundações que acontecem a cada 500 anos.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página