Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2005 - 10h51

Estabilidade está em jogo com o futuro de Palocci, diz "Financial Times"

da BBC Brasil

Uma reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal britânico "Financial Times" diz que a estabilidade econômica brasileira está em jogo nesta semana com o futuro do ministro Antonio Palocci.

O jornal atribui o problema ao aumento da pressão sobre o ministro da Fazenda em meio ao escândalo de corrupção no país e aos ataques às suas políticas econômicas vindos de colegas de ministério.

Para o correspondente do jornal em São Paulo, os dois pilares da estabilidade, que são o controle de gastos para reduzir a dívida pública e a alta taxa de juros para controlar a inflação, correm perigo caso Palocci seja obrigado a deixar o governo.

O "Financial Times" considera que a possibilidade de o ministro cair parece crescente e que o impacto disso sobre os mercados financeiros poderia ser grave.

O jornal considera que, mesmo que Palocci consiga sobreviver no cargo após as investigações sobre supostos casos de corrupção envolvendo seu nome, ele poderia ter de ceder à pressão de outros ministros sobre suas políticas econômicas.

O "Financial Times" observa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em outras ocasiões saiu rápido na defesa de Palocci, desta vez demorou a fazê-lo e também demonstrou forte apoio à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que havia criticado o ministro da Fazenda.

Para o jornal britânico, uma mudança de rumos econômicos poderia ser uma tentativa de Lula de recuperar o apoio popular perdido após os escândalos de corrupção e impulsionar sua candidatura à reeleição em outubro do ano que vem.

O "Financial Times" considera, porém, que esta seria uma "estratégia de alto risco", já que qualquer mudança de política poderia gerar incertezas e volatilidade entre os investidores e também entre os consumidores.

Leia mais
  • Após pedir demissão, Palocci diz que só fica com mais apoio
  • Lula mantém Palocci no cargo e o considera insubstituível, diz Wagner

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Antonio Palocci
  • Leia mais sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página