Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2006 - 17h19

Aniversário de Jean é lembrado sem alarde em Londres

RODRIGO DURÃO COELHO
da BBC, em Londres

Familiares do brasileiro Jean Charles de Menezes lembraram discretamente o aniversário dele na manhã deste sábado na frente da estação de metrô na qual ele foi morto pela polícia britânica em julho.

Enfrentando uma temperatura de quase 0ºC, Alex Alves, Patrícia da Silva Armani, Vivien Figueiredo, Alessandro Pereira e amigos depositaram flores em frente ao memorial erguido para Jean na estação de Stockwell, no sul de Londres.

A neve fina, que se dissolvia ao contato com o chão contribuía para o clima de melancolia. Jean estaria completando 28 anos de idade.

"Gostaria que tivesse mais gente aqui, mas não tem problema nenhum, se não tivesse vindo ninguém mais, estaríamos só a família", diz Alex.

"É uma data muito importante para passar despercebida."

Apoio

Os parentes de Jean dizem que sentem a diferença da maneira como estão sendo tratados agora em comparação ao que acontecia quando o caso estava merecendo grande atenção da imprensa.

Há seis meses, várias pessoas e grupos entraram em suas vidas e, hoje, mesmo a organização de eventos relativamente simples esbarra na falta de apoio.

Alex conta que a comunidade brasileira em Londres se manteve prestativa, mas algumas pessoas ou grupos que se puseram ao lado deles durante o período recebeu grande atenção da imprensa já não se fazem tão presentes.

"Agora somos nós quem temos que procurar eles", diz Alessandro.

Para o aniversário de Jean, a idéia seria fazer uma série de faixas de rua na cidade natal dele, Gonzaga (MG).

O custo disso, estimado inicialmente em R$ 800 mas depois reduzido, foi pago pelos primos em Londres já que eles não teriam recebido retorno a seu pedido de apoio à organização que lidera a campanha "Justiça para Jean".

Alex diz também que gostaria de ter tido mais apoio logístico para divulgar o evento do aniversário.

Assad Rehman, porta-voz da campanha, diz que o que aconteceu foi uma falha de comunicação e que as proximidades dos feriados de final de ano dificultaram uma maior mobilização pública para o evento.

Ainda neste sábado foi celebrada uma missa às 19h (horário local, 17h horário de Brasília) em uma igreja católica de Londres.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre Jean Charles de Menezes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página