Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2006 - 19h20

Presidente eleito do Haiti vai ao Brasil "agradecer apoio"

DENIZE BACOCCINA
da BBC Brasil

O presidente eleito do Haiti, Rene Préval, visita o Brasil nesta sexta-feira para, segundo o governo haitiano, "agradecer ao apoio” do país nas tropas da Minustah e no processo eleitoral que culminou com a vitória dele no mês passado.

Além de liderar a missão de estabilização da ONU, o Brasil ajudou a costurar o acordo que dispensou o segundo turno, o que permitiu que Préval fosse declarado vencedor mesmo sem ter a maioria absoluta dos votos.

No sábado, ele acompanha o presidente Lula na viagem ao Chile, para acompanhar a posse da presidente eleita, Michele Bachelet.

"Eles terão um vôo inteiro para conversar", disse à BBC Brasil o embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, a caminho do aeroporto de Porto Príncipe, para acompanhar Preval na viagem.

Posse

O embaixador disse que o governo brasileiro está "empenhado em ajudar o futuro e o desenvolvimento econômico do Haiti".

Préval viaja com uma equipe de economistas, jornalistas e lideranças políticas do país e deve conversar com o governo brasileiro sobre os vários acordos de cooperação entre os dois países.

Depois do Chile, Preval também visitar Buenos Aires, Nova York e Washington na próxima semana.

A posse do presidente eleito, marcada para 29 de abril, deve ser adiada para uma data ainda não definida, provavelmente em abril. O adiamento deve-se ao atraso na apuração dos votos para o Congresso, que é o órgão que dá posse ao presidente.

"Estamos esperando que o Conselho Eleitoral Provisório anuncie uma nova data, mas estamos trabalhando com abril", disse o embaixador brasileiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página