Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 06h54

Nota do FMI enfatiza 'conquistas do Brasil sob Palocci'

DENIZE BACOCCINA
da BBC Brasil, em Washington

O diretor-geral do FMI, Rodrigo De Rato, elogiou Antonio Palocci em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, depois da demissão do ministro da Fazenda.

No texto, De Rato diz que "gostaria de aproveitar a oportunidade para enfatizar as realizações do Brasil sob comando do ministro Palocci".

Segundo De Rato, graças à sensatez da política econômica, o Brasil conquistou um "bem-vindo grau de estabilidade econômica".

"Essa estabilidade tem sido a chave para o encorajador crescimento recente do Brasil, que se reflete no avanço da redução da pobreza", acrescentou.

Mantega

Mas De Rato também disse que, sobre esses fundamentos, "pode haver progressos no futuro na direção da garantia de um padrão de vida superior para todos os brasileiros".

O diretor do FMI termina o comunicado dizendo que "espera trabalhar de perto com o ministro Mantega".

Durante a gestão Palocci, seus críticos o acusaram de executar uma política econômica ainda mais ortodoxa do que a receitada pelo Fundo.

Na sua administração, o país manteve um superávit fiscal ainda superior aos 4,25% do PIB exigidos no acordo com a organização.

O compromisso, considerado em Washington um sinal da disposição do governo brasileiro em colocar suas contas públicas em ordem e honrar as dívidas, foi mantido mesmo depois que o Brasil decidiu não mais renovar a dívida com o Fundo, em março do ano passado.

Em dezembro, o governo anunciou o pagamento antecipado da dívida com o FMI.

Em janeiro, Rato viajou ao Brasil para participar da cerimônia oficial de pagamento da dívida.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página