Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2006 - 10h15

Fiz todo o possível por Pontes, diz presidente da AEB

ERIC BRÜCHER CAMARA
da BBC Brasil, em Baikonur, no Cazaquistão

O presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Sérgio Gaudenzi, disse nesta quinta-feira que não entende "o que passou pela cabeça" do médico Luiz Cláudio Lutiis, responsável por acompanhar a saúde do astronauta Marcos Pontes, quando ele fez críticas à atuação da agência na preparação do histórico vôo.

Lutiis afirmou que a AEB "não ajudou no que deveria e atrapalhou no que podia" na preparação do primeiro vôo para o espaço de um astronauta brasileiro.

"Fizemos todo o possível para o vôo. Foi a agência que fez a negociação. Nós usamos a Nasa porque pagamos a Nasa por esse direito", afirmou Gaudenzi, referindo-se à afirmação de Lutiis de que, sem o auxílio da Nasa, a equipe brasileira estaria "isolada" no cosmódromo de Baikonur.

Fotos do lançamento

"Eu diria que mais da metade é o esforço pessoal dele. Em um dado instante nós pensandos que não poderíamos deixar o Pontes não voar, depois do esforço que ele havia feito".

Ausência

Sobre a ausência de um representante do primeiro escalão do governo brasileiro no local do lançamento, Gaudenzi disse que ela não deve ser interpretada como falta de respaldo para o programa espacial.

Gaudenzi disse acreditar que nenhuma alta autoridade viajou ao Cazaquistão para evitar possíveis acusações de apropriação do programa para motivos eleitoreiros.

"Num dado instante disseram que o vôo era neste mês por uma questão política. Não foi. Quem fixou a data foi a Roscosmos (a agência espacial russa). Eu sou político, se fosse fixar a data, fixaria em setembro", disse o presidente da AEB.

Ele afirmou ainda não ter dúvidas sobre o apoio que vem recebendo do governo Lula.

"Desde que entrei na agência eu não posso me queixar. Eu tenho um apoio enorme do ex-ministro Eduardo Campos, tenho um apoio enorme do ministro Sérgio Rezende e tenho um apoio e uma cobrança do presidente da República", disse.

O presidente da AEB viajou ao Cazaquistão acompanhado por políticos representando a Câmara dos Deputados e o Senado nacionais, além de diplomatas e funcionários da agência espacial.

Leia mais
  • Astronauta brasileiro inicia viagem ao espaço
  • Saiba mais sobre Marcos Pontes, o 1º astronauta brasileiro
  • Astronauta brasileiro tem seguro de vida de R$ 2,5 mi
  • Astronauta da "Turma da Mônica" envia mensagem a Marcos Pontes

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página