Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2006 - 11h42

Tensão deve marcar encontro de papa e Zapatero

DAVID WILLEY
da BBC Brasil, em Roma

O papa Bento 16 chegou à cidade de Valência, na Espanha, neste sábado, onde irá participar de um encontro para promover valores cristãos.

A visita do papa deve durar dois dias. Durante sua breve estadia, Bento 16 irá se reunir no sábado à noite com o primeiro-ministro espanhol, José Luiz Rodríguez Zapatero.

A tensão deverá marcar a reunião. O papa não pretende medir suas palavras, nem em público nem a portas fechadas, a respeito das diferenças que possui com o premiê espanhol sobre valores familiares.

Desde que foi eleito, Zapatero adotou ou colocou em discussão leis contrárias aos interesses do Vaticano, como a de permitr o casamento entre pessoas do mesmo sexo, cortar o auxílio do Estado à Igreja Católica, tornar o acesso ao aborto mais fácil e reduzir o ensino religioso nas escolas.

Relações abaladas

Todas estas medidas são consideradas pelo papa como danosas a um país que historicamente sempre esteve ligado ao Vaticano.

Zapatero se vê como o líder de um país europeu cada vez mais secular. Um país que não rejeita os valores cristãos, mas que que quer que a Igreja abdique de seus privilégios na sociedade e na política espanhola.

O premiê espanhol já divulgou que não estará presente na missa que o papa realizará no domingo, que deve atrair cerca de 1 milhão de fiéis.

O governo da Espanha será representado no serviço religioso pelos ministros da Justiça e das Relações Exteriores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página