Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2009 - 21h38

Piratas somalis sequestram navio procedente do Brasil

da BBC

Um navio com tripulação ucraniana que transportava 35 mil toneladas de soja do Brasil para o Oriente Médio foi sequestrado por piratas somalis perto das ilhas Seychelles, de acordo com uma organização assistencial para trabalhadores da marinha mercante.

Um porta-voz da East African Seafarers Assistance Programme, Andrew Mwangura, disse no Quênia que o MV Ariana foi atacado, entre sexta-feira (1º) e este sábado, porém os 24 tripulantes aparentemente não foram feridos. A embarcação é administrada pela empresa Seven Seas Maritime, de Londres.

O incidente ocorreu poucas horas depois que um navio da Marinha portuguesa que faz parte de uma patrulha antipirataria da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) frustrou um ataque ao petroleiro norueguês MV Kition no Golfo de Áden.

A tripulação do navio português enviou um helicóptero para atender a um pedido de socorro vindo do petroleiro, que estava a uma distância de 160 quilômetros da costa da Somália.

Um porta-voz da força de intervenção rápida da Otan, o comandante português Alexandre Santos Fernandes, disse que os piratas foram perseguidos até o próprio barco. Dezenove piratas foram detidos, mas acabaram libertados porque não atacaram propriedade ou cidadãos de Portugal.

Os militares portugueses apreenderam quatro metralhadoras AK-47, um lança-granadas, nove granadas RPG e um quilo de explosivos, conforme o jornal português "O Público". Os piratas têm em seu poder 18 navios e cerca de 300 tripulantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página