Afeganistão investiga envenenamento de 90 meninas com gás
da BBC
As autoridades do Afeganistão estão investigando a possibilidade de que cerca de 90 meninas que estudam em uma escola do país tenham sido envenenadas deliberadamente com gás. As garotas apresentaram dor de cabeça, crises de vômito e tontura depois de uma forte fumaça envolver a escola, na Província de Kapisa, ao norte da capital afegã, Cabul.
Segundo a polícia, nenhuma delas corre risco de morrer.
Amostras do sangue das meninas foram enviadas a uma base militar americana no país para testes, mas os militares ainda não sabem dizer que tipo de gás as envenenou.
Este foi o terceiro incidente do gênero envolvendo estudantes afegãs nos últimos meses. Nesta segunda-feira (11), cerca de 60 meninas estudantes foram tratadas com sintomas de envenenamento em uma Província vizinha. Em 26 de abril passado, aconteceu um episódio semelhante.
Desde o ano passado, aumentaram os ataques contra escolas que aceitam meninas no Afeganistão. Eles costumam ocorrer no sul e leste do país, áreas onde a insurgência do Taleban vem ganhando terreno. A presença de meninas foi proibida em escolas durante o governo do Taleban no Afeganistão, entre 1996 e 2001.
Na província de Candahar, considerada berço do Taleban, um grupo de meninas teve ácido atirado nos rostos no ano passado.
Leia mais sobre os ataques no Afeganistão
- Dezenas de talebans morrem em ataque suicida no Afeganistão
- Suicidas atacam prédios de governo no Afeganistão e matam seis
- Ataque atribuído aos EUA deixa oito mortos no Paquistão
Outras notícias internacionais
- Desistência do presidente do Irã em visitar o Brasil irrita Itamaraty
- EUA apoiam governo paquistanês, acossado por radicais
- Israel tenta fazer que Irã seja centro de conversas com EUA
Especial
Livraria

