China realiza seu primeiro festival de orgulho gay
MARINA WENTZEL
da BBC Brasil
A comunidade homossexual de Xangai comemora nesta semana o primeiro festival do orgulho gay realizado na China. A iniciativa foi de um grupo de jovens homossexuais estrangeiros que moram na metrópole chinesa. Os organizadores do festival, no entanto, decidiram não fazer um desfile pelas ruas da cidade para não desagradar o partido comunista.
Paradas coloridas ao ar livre fazem parte dos eventos de orgulho gay celebrados em outras partes do mundo, como em Berlim, San Francisco e São Paulo.
O governo, porém, demonstrou simpatia com a iniciativa publicando uma matéria de capa e um editorial no jornal estatal "China Daily". A atitude das autoridades é um raro sinal de reconhecimento da comunidade gay.
Até 2001, o homossexualismo era considerado "doença mental" pelo governo e a prática de relações com alguém do mesmo sexo era um ato criminoso até 1997. Ainda hoje o tema é tabu na sociedade, principalmente nas áreas rurais.
Por causa da forte pressão sobre filhos homens decorrente da política de controle de natalidade --segundo a qual as famílias só podem ter apenas um descendente--, muitos chineses homossexuais acabam optando por manter um casamento heterossexual de fachada.
O festival pioneiro, batizado de Shanghai Pride (Orgulho de Xangai em tradução livre), teve inicio no último domingo 7 e vai até o próximo fim de semana, encerrando no dia 14. As comemorações com temática gay incluem a exibição de filmes, peças de teatro, exposições de arte e painéis de debate.
A principal atração é uma festa que durará o dia todo no sábado (13) e deverá atrair mais de 2.000 pessoas, segundo estimativas dos organizadores.
A americana Tiffany Lemay, que participou da montagem do evento, disse ao "China Daily" que a ideia de realizar uma parada ao ar livre foi descartada depois que os organizadores buscaram aconselhamento legal. "Esperamos chamar atenção para questões pertinentes à homossexualidade, aumentar a visibilidade da comunidade gay ajudar as pessoas a sair do armário e aumentar o contato entre os heterossexuais e homossexuais", explicou Lemay.
O jornal estatal afirmou no editorial que o festival é de "profundo significado" e "exibe o progresso social do país". Segundo estimativas oficiais, há entre 5 milhões e 10 milhões de homossexuais vivendo na China. No entanto, a população homossexual seria maior de acordo com Zhang Beichuan, acadêmico especializado no assunto ouvido pelo jornal.
Zhang afirmou que atualmente existem 30 milhões de homossexuais na China --20 milhões de homens e 10 milhões de lésbicas.
Leia mais sobre a China
- China pede que EUA e Coreia do Norte busquem solução para libertar jornalistas
- China isola prefeito de Nova Orleans em hotel por gripe suína
- China faz treinamento contra ataques terroristas
Outras notícias internacionais
- Greve do metrô afeta mais de 3 milhões e provoca caos em Londres
- Avanço da gripe suína na Austrália pode levar a pandemia
- Economia é desafio para candidatos no Irã, dizem analistas
Especial
Livraria
