Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2007 - 18h21

Galáxia pode dar pistas sobre formação da Via Láctea

da BBC Brasil

Imagens obtidas pelo telescópio espacial Hubble podem trazer novas pistas sobre a formação da Via Láctea, a galáxia onde fica a Terra.

Entre as fotos está a imagem do redemoinho de estrelas e galáxias conhecido como Abell S0740, localizado na direção da constelação de Centaurus (que fica na direção do hemisfério sul terrestre).

Veja as imagens.

Os astrônomos estão especialmente interessados em uma galáxia brilhante e elíptica no centro de Abell S0740, chamada de ESO 325-G004.

A ESO 325-G004 é uma lente gravitacional, um objeto celeste tão imenso que tem massa suficiente para desviar, ampliar e focar a luz emitida por um objeto que esteja ainda mais distante.

Isso faz com que, quando visto da Terra, o objeto mais distante apareça como um arco ou um anel, ao invés de um ponto ou espiral.

"As lentes gravitacionais são raras porque é preciso um alinhamento quase perfeito de uma galáxia distante com outra intermediária que tenha massa suficiente para focar gravitacionalmente a luz", disse John Blakeslee, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade Estadual de Washington, ao site de notícias do governo federal americano.

A ESO 325-G004 é a lente gravitacional forte mais próxima da Terra já descoberta, localizada a 450 milhões de anos-luz.

Essa proximidade vai permitir que os astrônomos utilizem outras técnicas para tentar estabelecer a massa exata da Via Láctea.

Leia mais
  • Erramos: Galáxia pode dar pistas sobre formação da Via Láctea
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página