Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 09h20

Hamas usa sósia de Mickey Mouse para "politizar crianças"

da BBC Brasil

Uma rede de TV dirigida pelo grupo militante palestino Hamas está usando em um programa infantil um ratinho idêntico ao conhecido personagem de quadrinhos e desenho animado Mickey Mouse para propagar sua mensagem política.

O personagem, chamado Farfur, aparece no programa infantil Pioneiros de Amanhã, no canal Al Aqsa TV.

De acordo com o grupo israelense de monitoramento de mídia Palestinian Media Watch, Farfur está ensinando "supremacia islâmica e ódio a Israel e aos Estados Unidos", de acordo com o Palestinian Media Watch.

O Hamas compartilha o poder político com a facção Fatah na Autoridade Palestina, mas se recusa a aceitar o direito de Israel de existir.

Companheira

"Farfur diz às crianças que elas precisam rezar na mesquita cinco vezes por dia até que o mundo esteja 'sob liderança islâmica'", diz artigo do grupo israelense de monitoramento de mídia.

Segundo a organização, o personagem aproveita "qualquer oportunidade para doutrinar jovens telespectadores com ensinamentos sobre supremacia islâmica".

O grupo diz que Farfur tem uma companheira chamada Saraa, que lembra às crianças a existência de prisioneiros palestinos.

"Alá vai nos perguntar no Dia da Ressurreição o que nós fizemos por eles", disse ela.

A rede de TV não respondeu às acusações e os estúdios Walt Disney não comentaram ainda possível violação de direitos autorais.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mickey Mouse
  • Leia o que já foi publicado sobre a TV palestina
  • Leia a cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página