Publicidade
Publicidade
Pais de alunos mantêm professores reféns em escolas da França
da BBC Brasil
Pais de alunos franceses mantêm como reféns nesta quarta-feira oito professoras em duas escolas maternais no sudoeste da França para protestar contra o fechamento de salas de aula. A decisão de fechar as salas de aulas foi tomada pelo ministério da Educação da França. Segundo o governo, não há número suficiente de alunos para manter as salas de aula abertas.
Na cidade de Laroque d'Olmes, com 2.700 habitantes, próxima a Carcassone, três professoras, sendo uma delas a diretora da escola, estão sendo mantidas como reféns desde a noite de terça-feira (8) por dezenas de pais. Eles afirmam que a classe dos filhos teria sido extinta porque faltariam apenas dois alunos para atingir a cota estabelecida pelo governo.
"O mínimo de 49 alunos para três salas de aula não foi atingido. Há 47 crianças para o curso e por isso foi decidido o fechamento de uma das classes, para a qual uma professora havia sido contratada", diz Jean-Charles Sutra, vereador e responsável pela comissão escolar da cidade, que também protesta contra a decisão do governo.
Na cidade de Pompertuzat, perto de Toulouse, também no sudoeste da França, os pais de alunos também sentiram o fechamento de uma sala de aula.
Em uma escola maternal, os pais de alunos mantêm reféns desde a noite de terça-feira, cinco professoras, entre elas a diretora. "Atualmente, há entre 23 e 24 alunos por classe. Com o fechamento de uma delas, haveria 30 alunos", diz Corinne Viguié, representante da FCPE, uma das maiores federações de pais de alunos da França.
"Crime"
Em Laroque d'Olmes, a polícia foi acionada para fiscalizar a situação na escola Elysée Maury, a mesma onde estudou o ex-goleiro da seleção francesa de futebol, Fabien Barthez. Os policiais alertaram os pais que "após 24 horas, a lei prevê que se trata de um sequestro, crime severamente punido pela legislação".
| PUBLICIDADE |
![]() |
Até o momento, empregados que mantiveram como reféns diretores de empresas, em alguns casos por um prazo superior a 24 horas, não tiveram problemas na Justiça pelo "sequestro".
Até então, somente empresários haviam sido "sequestrados" por empregados na França. O motivo é geralmente tentar impedir demissões e negociar indenizações trabalhistas. Após o agravamento da crise, a França registrou diversos casos de executivos mantidos como reféns.
Esta é a primeira vez, no entanto, que pais de alunos mantêm professores como reféns para protestar contra iniciativas adotadas pela direção da escola, sob orientações do ministério da Educação.
Leia mais notícias sobre a França
- Lula ironiza disputa entre EUA e França e diz que país receberá caças "de graça"
- Depois de mal-estar, governo recua de anúncio sobre caças
- França vai controlar transferências de dinheiro para paraísos fiscais
Outras notícias internacionais
- Empresário diz ter organizado 18 festas com prostitutas para Berlusconi
- Após prender grupo armado, Iêmen descarta ataque a embaixada dos EUA
- Tribunal português suspende venda de livro sobre Madeleine McCann
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre a França Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Jovem se fantasiou de Obama para Berlusconi em festas
- Novo bombardeio americano deixa 4 mortos no Paquistão
- Acusado de matar menino em 1979 é indiciado nos EUA
- Ex-premiê diz não ter problemas com governo islâmico no Egito
- Homossexual palestino pede asilo a Israel por temer ser morto
+ Comentadas
- Homossexual palestino pede asilo a Israel por temer ser morto
- União Europeia denuncia Argentina por restrições comerciais
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.


Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV