Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2009 - 10h44

Toyota tira do ar anúncio acusado de ser "machista e ofensivo"

da BBC Brasil

A fabricante japonesa de carros tirou da internet um anúncio acusado de ser machista e ofensivo, em que um jovem chega à casa da namorada para buscá-la e, em conversa com o pai dela, diz que vai "tirar sua virgindade" e que vai "tê-la deitada de costas (em um trocadilho em inglês com 'trazê-la de volta') até as 11h".

O anúncio foi uma tentativa da Toyota de usar a mídia social para promover seu modelo Yaris, um carro vendido principalmente para jovens mulheres, na Austrália.

O filme foi produzido depois que a Toyota abriu uma competição no site de relacionamentos Facebook em parceria com o escritório australiano da agência publicitária Saatchi & Saatchi.

A competição foi aberta no início de novembro e os usuários foram convidados a votar em seu filme favorito. A propaganda "Clean Getaway" ("Escapada limpa", em tradução livre), foi a vencedora.

No filme, um jovem chega para buscar a namorada em casa dela e, na conversa com o pai dela, faz várias referências sexuais.

Quando o jovem mostra o carro, o pai fica mais simpático e também faz referências sexuais. A menina se despede dizendo "I'm ready to blow", uma referência a sexo oral.

Apesar de ter sido direcionado a jovens que usam mídia social, e de só ter sido veiculado na internet, o anúncio gerou uma série de protestos por conta de seu conteúdo.

"Eu escrevi uma queixa formal para o escritório da Toyota na Austrália especificamente em relação a este participante/vencedor da competição", disse um usuário do Facebook, segundo o jornal australiano Sydney Morning Herald.

"Eu encorajaria a todos que pensam assim a se queixar na Toyota. Estamos em 2009! As mulheres não deveriam ter que lidar com esta 'objetificação' vulgar."

A fabricante retirou o filme do site da competição depois das queixas, desculpando-se por qualquer ofensa causada, mas a propaganda ainda está amplamente disponível na internet.

O filme foi enviado por uma produtora sediada em Brisbane, a Play TV, que já havia produzido outros comerciais para a Toyota.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página