Animais sobreviventes em SC ganham ajuda de entidades
FLÁVIA GIANINI
da Revista da Folha
Durante 11 dias, um grupo percorreu a região de Itajaí, a mais afetada pelas chuvas em Santa Catarina, atrás de animais. Era uma caçada do bem. Na peregrinação, conseguiram salvar 80 bichos. Todos eles estavam muito assustados. Alguns, presos em quintais de casas abandonadas. Outros, sobre telhados e carros. A maioria passava frio, fome e sede. Houve casos de cães afundados no meio da lama.
Eles foram alojados no canil da ONG Viva Bicho, que já soma um total de 650 animais. Para complicar a situação, a sede da entidade corre sério risco de desabar. "Isso parece um pesadelo", desabafa Bianca Jung, 26, secretária da organização.
Vítimas silenciosas da tragédia, cerca de 26 mil animais domésticos foram afetados pelas enchentes, estima a Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais (Resa). Analista de ações para catástrofes, o veterinário Werner Payne, da ONG Veterinários Sem Fronteiras, sobrevoou com a Defesa Civil a zona interditada do complexo do Baú, a mais atingida por desmoronamentos.
Cem mil animais, entre aves, porcos e bois, continuam presos na região, segundo estimativa do especialista. Muitos morreram afogados e soterrados.
"A água baixou e agora é possível ver os corpos jogados. Há ainda centenas deles vagando pelas ruas, famintos e com sede", conta Halem Nery, 61, coordenador da Resa e secretário do Instituto Ambiental Ecosul. Existem bichos presos em casas vazias. Outros estão ilhados em árvores, sem poder se mexer ou se alimentar.
Em meio à tristeza, às mortes e ao sofrimento, a solidariedade promove a esperança. Entidades de defesa de São Paulo começam a organizar campanhas para ajudar os animais em Santa Catarina.
Para conseguir salvar a vida dos animais abandonados, as entidades contam agora com mais um capítulo da solidariedade humana.
O que doar
Água potável
Caixa de transporte
Casinha
Coleira
Material de higiene
Ração
Remédios (antibióticos, sarnicidas e anestésicos)
Utensílios médicos (máscaras, luvas, seringas e agulhas)
Vacinas
Onde
Casa do Consolador (www.casadoconsolador.com.br). Rua Guapiaçu, 75
Pet Center Marginal (www.petcentermarginal.com.br). Av. Presidente Castelo Branco (marginal Tietê), 1.795, tel. 0/xx/11 2797-7400
Posto de Coleta. Av. Marechal Mario Guedes, 301, Jaguaré, tel. 0/xx/11 3768-1977
Leia mais
- ONGs enviam alimentos para animais de Itajaí (SC)
- Arrastado pela correnteza, cão é salvo por bombeiros em SC
- Tamanduá morre em região alagada de SC; animais buscam refúgios
- Cães farejadores ajudam bombeiros em resgate em SC
Leia mais
- Santa Catarina estuda condições do solo; 122 morrem no Estado devido às chuvas
- Faltam voluntários na retomada de Santa Catarina
- QG da Defesa Civil é abalado por tragédia em SC
- Estrada federal que liga Paraná a Santa Catarina é liberada
- Blumenau (SC) pede ajuda de voluntários para recebimento de doações
- Defesa Civil de SC retoma avaliação para liberação de áreas de risco
- Sobe para 122 o número de mortos em Santa Catarina; 29 estão desaparecidos
Especial
Livraria

