Urso Knut é motivo de disputa entre zoos alemães
da Efe, em Berlim
Knut, o urso polar mais famoso do mundo, transformou-se, graças à sua popularidade, no motivo da discórdia entre dois zoológicos alemães --o de Berlim, onde nasceu e vive, e o de Neumünster, que tem os direitos sobre ele e agora reivindica parte da fortuna gerada pela fama do animal.
A audiência provincial de Berlim fracassou ontem em sua tentativa de conseguir um acordo amistoso entre os dois zoológicos, que optaram por seguir adiante com a disputa por Knut.
| Maya Hitij/AP |
![]() |
| Knut nasceu em 5 de dezembro de 2006 e foi rejeitado pela mãe, Tosca; história da vida do urso polar comoveu o mundo |
O zoo de Berlim, que teria lucrado 6 milhões de euros desde que Knut nasceu, há dois anos e meio, recusou-se hoje a pagar ao de Neumünster os 700 mil euros propostos pelo tribunal como acordo amistoso.
Segundo a audiência, o zoológico berlinense ofereceu pagar 350 mil euros e "nem um centavo a mais".
Agora, os dois parques terão dois meses para continuar negociando um eventual acordo.
O zoológico de Neumünster tinha apresentado o processo para obrigar o parque de Berlim a publicar o valor da receita obtida com a popularidade de Knut, para poder exigir sua parte.
| Maya Hitij/AP |
![]() |
| Urso Knut teria rendido ao zoológico de Berlim uma fortuna de 6 milhões de euros; zoos continuam batalha na Justiça alemã |
O zoo de Neumünster tem direitos adquiridos sobre Knut porque o pai do urso, Lars, foi cedido a Berlim, em troca de obter os direitos sobre toda a descendência ímpar do urso --ou seja, o primeiro, terceiro, quinto, e assim sucessivamente, filhos que ele tivesse com alguma das ursas do parque da capital alemã. O zoológico de Berlim obteve os direitos sobre a descendência par de Lars.
Até agora, o zoo de Berlim se negou a publicar o valor da receita obtida graças à popularidade de Knut, por isso todos os números são estimativas.
Knut ficou famoso depois de ser rejeitado pela mãe no zoo de Berlim, quando passou a ser alimentado com mamadeira pelo tratador, cujo amor paternal comoveu o mundo inteiro.
Leia mais sobre Knut
- Filho de ex-tratador de Knut tenta faturar à custa do urso
- Homem solitário invade cativeiro do urso Knut em Berlim
- Vítima da crise econômica, urso Knut pode ser despejado de zôo
Veja outras reportagens de Bichos
- De casa nova, orangotango faz "test-drive" em zoo na Áustria
- Cães e gatos também podem ter problemas na tireoide
- Presente da China, "pandas da paz" são atração em Taiwan
Especial
- Leia o que há em nossos arquivos sobre Knut
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



