BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  
Folha Online > Brasil > ACM
BUSCA
Carlos Eduardo - 18.out.99/F.I
Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que renunciou ao mandato no Senado para escapar de processo de cassação

PERFIL
Trajetória política de ACM sempre esteve ligada aos "donos do poder"

do Banco de Dados

Presença constante na cena política brasileira nas últimas quatro décadas, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) construiu uma imagem de aliado de governos dos mais variados matizes ideológicos, do regime militar pós-64 à era tucana de Fernando Henrique Cardoso.

Antonio Carlos Peixoto de Magalhães formou-se médico, como seu pai, pela Universidade Federal da Bahia em 1952, mas encontrou na política a sua profissão. Nascido na ladeira da Independência, em Salvador (BA), em 4 de setembro de 1927, ACM iniciou sua vida política como presidente do grêmio do Ginásio da Bahia. Na universidade, foi presidente do Diretório Central de Estudantes.

Trabalhou como redator de debates da Assembléia Legislativa da Bahia e redator do jornal "Estado da Bahia" (dos "Diários Associados"). Em 1979, começou a circular o "Correio da Bahia", jornal de sua propriedade. Suas empresas de comunicação incluem também a TV Bahia, afiliada à Rede Globo de Televisão.

ACM foi professor-assistente e, depois, professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, além de literato, tendo publicado dois livros "Não Era Fácil Ser Revolucionário" e "Meu Compromisso com o Nordeste".

Entre os imortais da Academia de Letras da Bahia, ocupou a cadeira 37. Em 1998, depois de 15 anos, ACM decidiu abandonar a instituição. Alegou ter ficado revoltado com a entrada de um jornalista e seu desafeto na entidade.

Mas todas essas atividades se tornaram secundárias na vida do homem que ocupou cargos importantes na vida pública brasileira desde 1954, quando foi eleito deputado estadual pela UDN (União Democrática Nacional).

Quatro anos depois, começou a alcançar projeção nacional quando se elegeu, ainda pela UDN, deputado federal cargo para o qual foi reeleito duas vezes, em 1962 e 1966.

A popularidade crescente e o círculo de amigos que formou ao longo desses primeiros dez anos de vida pública fizeram com que fosse nomeado prefeito de Salvador pelo então governador, Luís Viana Filho.

Para ocupar a prefeitura, licenciou-se da Câmara em janeiro de 1967. Na ocasião ACM já estava filiado à Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido que dava sustentação ao governo militar e que fora criado no ano anterior.

Ao fim do mandato de prefeito, em 1970, reassumiu seu papel de deputado federal, cargo que exerceria por menos de um ano, já que, em 1971, foi indicado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici para ser o governador da Bahia.

É nesse cargo que Antonio Carlos Magalhães iniciou as obras que o tornariam famoso em seu Estado natal, como mais de 200 quilômetros de esgotos sanitários, uma nova estação rodoviária em Salvador e a ampliação do sistema de ligação por ferryboat da capital baiana com a ilha de Itaparica.

Durante o mandato de governador, entre 1971 e 1975, ACM iniciaria a consolidação da Bahia como pólo turístico brasileiro, com a implantação de hotéis e a construção de estradas e museus em Salvador e Porto Seguro (litoral sul da Bahia).

Em 1975, o então presidente Ernesto Geisel nomeou ACM presidente da Eletrobrás e membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional.

Esse afastamento do primeiro plano da vida pública duraria até 1979, quando teve início o seu segundo mandato como governador da Bahia, novamente indicado pelo governo militar.

Com o fim do bipartidarismo, ACM filiou-se ao PDS (Partido Democrático Social) e, em 1982, elegeu seu sucessor, João Durval Carneiro, com quem romperia tempos mais tarde.

Em 1984, enquanto o país buscava a redemocratização, com a campanha das "Diretas Já", ACM opôs-se à candidatura à Presidência de Paulo Maluf e declarou seu apoio a Tancredo Neves. Juntamente com outros dissidentes do PDS fundou a Frente Liberal, posteriormente transformada em Partido da Frente Liberal (PFL).

Com a morte de Tancredo e a posse de José Sarney, em 1985, assumiu o Ministério das Comunicações, nele permanecendo até março de 1990. Sua gestão foi marcada por várias denúncias de distribuição de concessões de rádio e TV em troca de apoio aos interesses do governo, em especial para a aprovação do mandato de cinco anos para José Sarney.

Em 1986, ACM enfrentou uma de suas raras derrotas políticas, com a eleição de Waldir Pires (PMDB) para o governo da Bahia, em detrimento de seu aliado Josaphat Marinho. Em seguida, um de seus maiores dramas pessoais: o suicídio de sua filha mais nova. Ana Lúcia Magalhães, de 28 anos, diretora do "Correio da Bahia", morreu com um tiro na cabeça.

Episódio igualmente dramático seria vivido por ACM em 21 de abril de 1998, quando morreu seu filho Luís Eduardo Maron Magalhães, seu provável sucessor político, vítima de infarto, aos 43 anos. Foi o segundo, dos quatro filhos que teve com Arlete Maron de Magalhães, com quem havia se casado em 1952, a falecer.

Ao deixar o Ministério das Comunicações, assumiu em março de 1991, pela terceira vez, o governo da Bahia, do qual saiu para assumir o cargo de senador da República, em 1994, tendo eleito seu sucessor, César Borges.

Três anos depois, foi eleito presidente do Senado e, como tal, continuaria angariando amigos e opositores, ao usar seu poder para, por exemplo, incentivar a instalação de indústrias na Bahia em troca de incentivos fiscais e empréstimos, fato que o indispôs com governadores de vários Estados.

Sua saída da presidência do Senado, em fevereiro de 2001, impôs-lhe uma das suas piores derrotas políticas, com a eleição do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) para sucedê-lo. Sua reação, ao que considerou uma traição por parte do presidente Fernando Henrique, foi uma série de acusações contra o governo, que custaram ao senador a demissão de dois ministros por ele indicados, Rodolpho Tourinho (Minas e Energia) e Waldeck Ornélas (Previdência).

Em março de 2001, assinou o requerimento da oposição que propunha a criação de uma CPI da Corrupção, com a finalidade de para investigar o governo FHC.

ACM sofreu um infarto em 1989. Operado pelo cardiologista Adib Jatene, recebeu o implante de duas pontes de safena e duas mamárias. Em 1991, foi operado em Londres para a retirada de três cálculos renais e, em setembro de 1999, foi submetido a uma biópsia na próstata (exame que tem o objetivo de detectar a existência de câncer no órgão), cujo resultado deu negativo. Em março de 2001 passou por exames no Hospital Aliança, em Salvador, em razão de problemas pulmonares.


 Notícias

31/05/2001
Multidão recebe Antonio Carlos Magalhães em Salvador
Jader diz que lista de votação está desacreditada
Tuma diz que pedirá nova investigação no painel de Senado
ACM diz que seu filho não precisará de sua orientação
ACM fura bloqueio de estudantes e se diz vitorioso
Protesto de estudantes impede recepção festiva a ACM no Congresso
ACM consolida ruptura com FHC, sem novidades
Oposição critica discurso de ACM; Brizola admite aliança em 2002
Intelectuais vêem pseudo-oposição em discurso
Júnior promete "honrar nome e cargo" do pai
Saiba o que levou ACM a renunciar ao seu mandato

30/05/2001
Leia a íntegra do discurso de renúncia de ACM
"Já esperava ataques de ACM", afirma relator do Conselho de Ética
ACM deixa plenário com "tropa de choque" do PFL
Heloísa Helena defende Conselho de Ética dos ataques de ACM
Senado tucano defende governo das acusações de ACM
Líder da oposição diz que ACM só renunciou para não ser cassado
Líder do governo considera "fraco" discurso de ACM
Mercado recebe bem discurso; dólar cai 0,29% e Bolsa sobe 0,31%
ACM termina discurso de renúncia lembrando seu filho
ACM evita atacar diretamente presidente do Senado
ACM não surpreende mercado; dólar diminui alta e Bovespa sobe
Irônico, ACM diz que Conselho de Ética fez "espetáculo deseducativo"
ACM critica Conselho de Ética do Senado
ACM recomenda a FHC ser mais humilde e assumir seus erros
Há um ano, ACM dizia que Estevão estava em "situação difícil"
Senador critica "apagão energético e moral" do Brasil
ACM critica ação da Justiça por absolver Sérgio Naya
ACM cita passagem bíblica e se diz vítima de campanha torpe
ACM sugere esquema de compra de votos no Congresso
ACM amplia terror verbal e sugere que FHC tenha visto a lista Alckmin assume frente de defesa de FHC
Senadores querem divulgação de lista
FHC e PT ajudam PMDB a proteger Jader
Declínio de ACM começou após morte do filho herdeiro político
Carlistas e opositores dividem ruas na Bahia
Planalto planeja ignorar provocações de senador
FHC me alforriou de seu declínio, diz ACM

29/05/2001
PFL quer evitar crítica de ACM ao governo em discurso de renúncia
Para Ramez Tebet, declarações de ACM são vingança
Geddel critica destaque que renúncia de ACM ganha na imprensa
Tebet diz que ameaças de ACM são "irresponsabilidade"
Justiça pode reabrir ações contra ACM
ACM insinua "esculhambar" Malan, que adia depoimento

 Fotos históricas
Clique na imagem para ver a galeria de fotos históricas
Folha Imagem
ACM e o então presidente Juscelino Kubitschek (1960)

 No governo FHC
Clique na imagem para ver a galeria de fotos de ACM no governo FHC
Sérgio Lima/Folha Imagem
ACM na segunda posse de FHC
 A renúncia
Clique na imagem para ver a galeria de fotos da renúncia
Alan Marques/Folha Imagem
ACM durante seu discurso de renúncia


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.