Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Avaliação de Lula

Avaliação do presidente Lula bate recorde, dizem pesquisas


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Paulo Saffioti (15) 04/01/2010 01h17
Paulo Saffioti (15) 04/01/2010 01h17
Olhe só algumas frases do Lula em 2009 e avaliem:
Essa primeira eu até falo em um comentário anterior que o alvo do pt é 2014:
1 -"Se for um adversário que ganhar a eleição [de 2010], aí sim pode estar previsto em 2014 eu voltar".
2 - Não tem coisa mais fácil do que cuidar de pobre, no Brasil. Com dez reais, o pobre se contenta
3 - Se Jesus Cristo viesse para cá e Judas tivesse a votação que teve um partido qualquer, Jesus Cristo teria que chamá-lo para fazer coalizão
4 - A manutenção do Sarney era questão de segurança institucional. O Senado está calmo", disse. "A queda do Sarney era o único espaço de poder que a oposição tinha. Aí, ao invés de governabilidade, iam querer fazer um inferno neste país. Foi correta a decisão de manter o Sarney no Senado."
5 - Não acho que o papel da imprensa é fiscalizar. O papel é informar.
6 - Todo mundo quer feira, mas não na porta de casa. Todo mundo quer ponto de ônibus, mas não na porta de casa. (...) Pobre é bom para ver em filme.
6 opiniões
avalie fechar
J. Pimentel (86) 03/01/2010 23h57
J. Pimentel (86) 03/01/2010 23h57
Estamos assistindo a criação de um mito. Toda imprensa, inclusive aquela que os extremistas chamam de "golpista" colaboram para que se crie esse fenômeno. O patético filme da vida de Lula foi um desse símbolos emblemáticos para a criação desse perigoso mito. A pesquisa a que se refere esta reportagem não é lá muito entusiasmadora, já que o segundo colocado é Roberto Carlos e o terceiro o Padre Marcelo. No recente título outorgado a Lula pelo Jornal Francês Le Monde além de Lula foram consideradas as personalidades mais influentes da década o presidente do Irã, Mahmoud Ahamadinejad; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; a chanceler alemã Angela Merkel; o ex-presidente e atual primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin; e o presidente da China, Hu Jintao. Quem escolhe algumas dessas personalidades só pode estar brincando. O Le Monde destaca que nem tudo são flores no governo Lula. O jornal frances destaca que o Brasil continua sendo "um dos países mais desiguais do mundo dividido entre um sul rico e dinâmico e um norte arcaico".Entre as falhas do presidente apontadas pelo LE MONDE constam ainda um sistema de educação "medíocre", um sistema de saúde "deficiente", uma burocracia "pesada", uma polícia "ineficaz" e uma justiça "preguiçosa". Esse é o homem mais confiável do Brasil e um dos mais queridos do mundo.É inquestionável o sucesso de Lula como presidente, mas é inquestionável que falhou no essencial. Mas populismo é isso. Fazer o quê? 5 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (269) 03/01/2010 23h21
Leucio Da Mota Barbosa (269) 03/01/2010 23h21
Comentárista ana chiummo ,
Poxa , você daqui a pouco vai dizer que FHC - foi a personalidade do ano do Le Monde , do El Pais , e que FHC - foi o estadista do ano em vez de Lula , que recebeu o premio na Inglaterra , Contenha-se , se não você vai parecer com o PIG - e o que é pior com o BORIS CASOY .
Sra . Ana , todos os jornais do mundo e mais 82 por cento dos brasileiros não podem estar enganados , e somente a sra . ache que foi devido ao FHC - que o presidente Lula ganhou todas as homenagens .
5 opiniões
avalie fechar
João Serpa (15) 03/01/2010 22h04
João Serpa (15) 03/01/2010 22h04
Ainda bem que esse governo manteve a política economica de seu antessessor. 4 opiniões
avalie fechar
João Serpa (15) 03/01/2010 22h02
João Serpa (15) 03/01/2010 22h02
Não posso confiar em um presidente em que seu filho ficou rico depois que esse presidente assumiu o comando po pais. Não confio em presidente em que em seu governo foi estrupado o sigilo bancário do caseiro piauiense por ter denunciado o ministro Paloci de frequentar uma mansão em Brasília. Não confio em presidente que diz que o Sarney não é um homem comum e que defende Renan Calheiros e Ferando Colllor. 8 opiniões
avalie fechar
joão nascimento (256) 03/01/2010 20h12
joão nascimento (256) 03/01/2010 20h12
lula pode ate ser confiavel o povo esta certo mas os petralhas o povo deve tirar do cenario politico como
ze dirceu
delubio
silvinho
japones o sindicato dos bancarios
palloci
genoino
joão paulo cunha
jaco bittar
tarso genro
dilma ex guerrilheira
waldomiro diniz
pt de ribeirão preto
gilbertinho amigo do celso daniel??????
e varios outros loucos do pt como marco aurelio garcia
2 opiniões
avalie fechar
Fernando Fenerich (127) 03/01/2010 19h13
Fernando Fenerich (127) 03/01/2010 19h13
Alo Ptralhada, leiam a informação que recebi neste instante:
HÁ 1 ANO E MEIO, O PRESIDENTE HUGO CHAVEZ ""DOOU MAIS DE 50 MILHÕES DE EUROS
AO JORNAL LE MONDE POR INTERMÉDIO DE UMA ONG QUE CUIDA NA FRANÇA DA TAL
LIBERDADE DE IMPRENSA."

O JORNAL LE MONDE É DE PROPRIEDADE DO PARTIDO COMUNISTA FRANCÊS [ ÓRGÃO
OFICIAL]
OS JORNAIS DO BRASIL NÃO NOTICIARAM ESTA DOAÇÃO DE HUGO CHAVES QUE SALVOU O
JORNAL DA FALÊNCIA .
HOJE UMA ONG FRANCO BRASILEIRA DE NOME LIBERTÉ É O AGENTE ARRECADADOR QUE
RECEBE DINHEIRO DO LULA E DO PT PARA DIVULGAR A PERSONALIDADE DO ANO NA
FRANÇA [ LULA O HOMEM DO ANO]
[É O DINHEIRO DO ESTADO BRASILEIRO FINANCIANDO AS ATIVIDADES DO PARTIDO
COMUNISTA FRANCÊS.]

HOJE O JORNAL LE MONDE NÃO TEM IMPORTÂNCIA NENHUMA PARA O POVO FRANCÊS E
SE TRANSFORMOU EM BLOG DOS COMUNISTAS FRANCESES QUE SÓ CONSEGUIRAM ELEGER
DOIS DEPUTADOS COMUNISTAS AO PARLAMENTO FRANCÊS.
Entenderam o porque da bajulação? Ou voces achavam que foi por causa das suas realizações?
21 opiniões
avalie fechar
ana chiummo (155) 03/01/2010 15h20
ana chiummo (155) 03/01/2010 15h20
'FT': mérito de Lula é continuar FHC

A cotação do presidente Lula está em alta na Europa. Escolhido o "Homem do Ano" pelos jornais Le Monde (francês) e El País (espanhol), o inglês Financial Times (FT) listou-o entre as 50 personalidades que moldaram a primeira década do século 21.
Ao justificar a sua escolha, o jornal britânico tratou de dividir o sucesso de Lula com seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Sobre sua popularidade, destaca: "O que faz os brasileiros amarem Lula é a baixa inflação" - herança do Plano Real da era FHC.
E lembra que, quando oposição, Lula criticou duramente as ações da política econômica do antecessor, "mas foi esperto o suficiente para mantê-las".
Faltou ao FT dizer que no Congresso, nos comícios, nas campanhas eleitorais, nos sindicatos e nas ruas Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) trabalhavam para derrubar, uma a uma, as ações de política econômica que eles trataram de preservar quando chegaram ao governo.
Quem viu Lula e o PT em campanha contra as privatizações, com xingamentos agressivos, não o imaginava dois anos depois desautorizando o ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, a tentar reestatizar a Vale.
"Não quero que meu governo passe a imagem de que somos contra e vamos desfazer as privatizações", advertiu Lula em 2003.
3 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1834) 03/01/2010 15h05
Rui Ruz Caputi Caputi (1834) 03/01/2010 15h05
Caro Paulo Safioti, e Cacilda Galioto,
Obrigado pelas considerações de ambos,
E voltando para a macro economia temos o seguinte:
Nas ciencias econômicas não basta ter desejo político, tem que ter muito trabalho constante e empenho permanente.
Temos maturidade de estabilização o suficiente para alçarmos novos voos rumo a prosperidade economica.
Mas efetivamente para que consigamos isso temos que desatar o pesado nó da dívida interna do monstro estatal que criamos ao longo de toda a república e se estudarmos historia economica veremos que até mesmo antes.
Ocorre que para financiarmos(mantermos funcionando) o estado deficitário temos tres fórmulas: emitimos papel moeda, que não é nosso caso mais, Aumentamos os juros para dinheiro aqui aplicado, e consequentemente repassado para o dinheiro aqui captado ou emprestado por nosso povo. E a ultima fórmuia é a da carga tributária elevadíssima de 46% que é o que estamos acostumados a conviver, principalmente centrados no consumo e não na renda como seria mais justo. Sendo no consumo nós a classe média e a pobre somos altamente penitenciados, pois ganhamos pouco e pagamos exatamente o que o ricaço paga quando compra a cesta básica, o pão o leite, remedios, gasolina etc.
Nosso sistema tributário é vergonhoso, é o capitalismo selvagem em sua potencia mais elevada, nossos ganhos são devorados pelo estado arrecadador e inoperante que nos solapa vencimentos. Isso tem que ser mudado, temos que interferir nessa rota.
2 opiniões
avalie fechar
wilson tarantin (4) 03/01/2010 14h07
wilson tarantin (4) 03/01/2010 14h07
Como na íntegra da reportagem mesmo diz, essa pesquisa acaba não indicando o mais confiável mas sim como se apresentam na midia. Por exemplo, como podemos definir que o Willian Bonner é mais confiável que o Padre Marcelo ou Ivete Sangalo:
O Willian sómente lê um texto, o Padre defende idéias e sua doutrina e chega a emitir opiniões e a Ivete canta o que lhe mantém nas paradas de sucesso. Verdadeiramente foi uma pesquisa de popularidade.
3 opiniões
avalie fechar
cacilda galiotto (135) 03/01/2010 13h23
cacilda galiotto (135) 03/01/2010 13h23
Rui Ruz Caputi, esse juro que vc fala e quer é o juro dos sonhos de todos nós; não entendo muito de economia a não ser a basica mesmo, mas falando com um amigo economista ele falou que o pavor da inflação é o que atemoriza todos os governos, e que nosso povo não tem ainda essa cultura de juros baixos, pode sair gastando desenfreadamente e levar a uma inflação descontrolada; o trauma da inflação altíssima ainda nos assombra, por isso é necessário cautela, acho que tem fundamento pq qdo a inflação começa subir eles sobem tambem os juros; como disse, não entendo nada disso, mas será que não tem um meio p/ sanar o problema? Vamos aguardar o próximo governante quem sabe ele acerta essa questão, pois, já passou do tempo. Vamos torcer! 1 opinião
avalie fechar
Nivaldo Silva (8) 03/01/2010 12h02
Nivaldo Silva (8) 03/01/2010 12h02
Eu devo morar em outro País, não entendo o que meus irmãos estão baseando para encher tanto a bola do presidente Lula. Veja alguns pontos que acho que deveriam ser analisados:
1) O atendimento nos hospitais públicos teve uma melhora significativa, não morre mais ninguém na fila, a marcação de consulta é rápida, os médicos estão com salários dignos.......;
2) As estradas federais estão em ótimas condições, bem sinalizadas, com pavimentação de qualidade ....;
3) A carga tributária está mais justa, não estamos pagando tanto imposto....;
4) Houve grandes investimentos em infra-estrutura, como energia elétrica, saneamento básico, hospitais....;
5) Estamos com a distribuição de renda mais justa, não vem falar que a liberação de crédito é uma forma de distribuir renda, hoje os aposentados estão até o pescoço de dívidas, ou seja continuam sem uma renda justa, mas estão endividados.
Vou parar por aqui, acho que estão valorizando em muito quem exatamente não sabe de nada(Ele próprio diz).
sem opinião
avalie fechar
cacilda galiotto (135) 03/01/2010 11h38
cacilda galiotto (135) 03/01/2010 11h38
Zé Vitrola, o meu nivel é muito melhor que o seu; não estou falando em dim dim e sim em educação! Que nível é o seu mesmo? 2 opiniões
avalie fechar
Marcio Marques Alves (51) 03/01/2010 11h26
Marcio Marques Alves (51) 03/01/2010 11h26
Acredito que comparar o presidente a um âncora de telejornal, é algo controverso, já que por inúmeras vezes, esse mesmo âncora - assim como os demais da emissora, onde trabalha - sempre procurou; à mando da linha editorial da Televisão, denegrir a imagem do presidente. Acho que o instituto 'DATA-FOLHA', que claro, fez uma pesquisa estimulada, teve justamente, esta intenção de despertar a polêmica em torno de um discussão que não leva à lugar nenhum. Como acreditar em alguém que usa a bancada de um telejornal para tentar a todo custo derrubar o governo? Como explicar o escândalo do repórter que se negou a cobrir o caso da falsa ocorrência de falsos dossiês e foi demitido, mas contratado pela Record? Sendo a 1ª,nem mencionar o fato do ex-ministro das Comunicações José Roberto Mendonça de Barros, que desde os primórdios das privatizações favorecia Daniel, vulgo, o "Mendes" e que passou com a reputação ilesa nos tribunais oligárquicos deste país?! Reflexão! Mas sem piadinhas! Por que tem gente que senta no rabo sujo, para falar do alheio!! 4 opiniões
avalie fechar
Manoel Gutierrez (137) 03/01/2010 10h47
Manoel Gutierrez (137) 03/01/2010 10h47
Estamos discutindo um assunto mais sério do que podemos imaginar! Vamos esquecer as questões metodológicas dessa pesquisa. Se foi estimulada, se categorizaram os atores, em quais cenários, qual o grupo amostrado e seus os estratos... enfim. Mas vamos entende-la do ponto de vista dos beneficiários do Lula - usofrutuários de bolsas, sapatos, cuecas, etc. A estratégia e simples. Enaltecer o produto (figura) objeto e denegrir os produtos verdadeiramente concorrentes, "camuflando ou disfarçando" os meios e as imagens ou a linguagem. Imaginem os analfabetos funcionais que só leem a portada ou a manchete de rostro. O efeito sobre eles é devastador, reforçam a certeza de estarem consumindo um produto altamente confiável. Não importa o contrate com outras classes (?) sociais - um conceito a muito superado. Basta que entre seus iguais se divulgue a idéia. Por exemplo o FHC (o ícone da intelectualidade nacional) foi colocado entre os sabidamente bandidos, e a Dilma, como um balão de ensaio, ficou com espaço para um possível "crescimento" - por menor que seja um ganho futuro (sic) será entendido como um crescimento em plena campanha. Em resumo foi uma jogada estratégica de marketing positivo muito inteligente que atingirá os "analfabetos e os política e intelectualmente menos possuídos" . Lamento que todos os bons comentários aqui colocados, fiquem restritos a esse espaço. 2 opiniões
avalie fechar
henrique oliveira (1) 03/01/2010 10h39
henrique oliveira (1) 03/01/2010 10h39
Pesquisa, quem manda fazer? Qual o interesse de quem paga a pesquisa? Pesquisa parece coisa para constatar o óbvio e sobrepor interesses escusos? Que a popularidade do Lula é alta...Mas o Bonner ser o 2º mais popular? Ainda bem que os institutos de pesquisas estão além do bem e do mal. sem opinião
avalie fechar
ana chiummo (155) 03/01/2010 10h29
ana chiummo (155) 03/01/2010 10h29
LULA E O SELO
Lula queria um selo com sua foto para marcar o aniversário de governo.
Duda Mendonça achou boa a idéia e executou o projeto.
Lula aprovou e mandou a ECT fazer 10 milhões de selos.
Quando o selo foi para as ruas, Lula ficou radiante!
Mas, em poucos dias, ele ficou furioso ao ouvir reclamações generalizadas de que o selo não aderia aos envelopes.
O presidente, imediatamente, convocou os responsáveis pela confecção e emissão do selo com a sua imagem, ordenando que investigassem,
rigorosamente, o assunto.
Comissões pra lá, grupos, subgrupos e equipes aos montes pesquisaram as agências dos Correios de todo o país, ouviram usuários, balconistas etc. e, finalmente, desvendaram o que estava ocorrendo.
O relatório, de mais de mil páginas, entregue um mês depois, dizia, na sua conclusão:
'Não há nada de errado com a qualidade dos selos. O problema é que o povo está cuspindo do lado errado'.
5 opiniões
avalie fechar
Para definição do + confiável do Brasil, foram ouvidas quase 12 mil pessoas, pois, geralmente, a pesquisa de opinião é feita por amostragem. Mas, os 6% q não apoiam Lula pensam e acreditam que esse resultado só vale se forem ouvidos todos os 200 milhões de habitantes do país.
Esse pensamento até que, enfim, tem certa lógica, já q a amostragem foi colhida dentre os 84% q apoiam Lula e dentre os 6% contrários.
Agora, q culpa tem esse esmagadora maioria q afirma ser Lula o melhor presidente de todos os tempos. Desta forma, resta recomendar calma e reflexão a essa minoria, senão vão pirar de vez. Procurem ver q o 1o. lugar de Lula deu-lhe 7,9% de aprovação, enquanto FHC, que foi um dos últimos, só teve 4,8%, embora alguns dos 6% aleguem q não foram ouvidos. Mas o que dizer do número, que é disparadamente maior, daqueles dentre os 84% q aprovam Lula. Respondam, mas, com lógica numérica, pois, blá, blá, blá em política não leva a lugar nenhum e só causa distorção e deturpações, conforme podemos ver em notas daqueles dentre os 6% publicadas neste forum.
sem opinião
avalie fechar
Fernando Fenerich (127) 03/01/2010 09h42
Fernando Fenerich (127) 03/01/2010 09h42
Pergunte aos cumpanheiros do ABC, onde Lulla fazia greve e eles perdiam os empregos, se este sujeito é confiável.
Acho que nem a "brilhante" Dona Marisa confia nele.
POBRE BRASIL, mas vamos virar esse jogo este ano : SERRA NELLES! FREE SAMOA>
10 opiniões
avalie fechar
Paulo Saffioti (15) 03/01/2010 03h28
Paulo Saffioti (15) 03/01/2010 03h28
Parabéns para Rui Ruz Caputi Caputi em seu comentário (1828). Porém sabemos que não teremos esse candidato proposto. O ultimo que tivemos foi o Enéas. E do jeito que aquilo se encontra qualquer um que entrar não consegue. Precisaria explodir Brasilia e começar do zero. A maior prova disso é o próprio lula. Veja os discursos dele quando oposição e veja hoje quem ele é. Nem o "companheiros e companheiras" ele usa mais. Agora é amigos e amigas. O sistema corrompe. Ninguem consegue governar no sistema que temos. Ou entra nele ou "pede para sair". E penso que não é interessante para o PT fazer a sucessão do Lula. Penso tb que o Lula apoia a desconhecida guerrilheira Dilma por acreditar que ela não vença o Serra. O alvo não é 2010 e sim 2014.Esses 4 anos (de 2010 a 2014) vão ser dificeis para o presidente. Repor o que foi gasto e criar estratégias de crescimento para as próximas administrações vai ser dificil. E como o povo é imediatista não vai enxergar esse trabalho. E ai vem a comparação de numeros. Então fica assim: Vc recebe uma microsoft para gerenciar com todos os recursos que ela tem. E vc gasta tudo pois tem dinheiro em caixa. E atende os funcionários, fornecedores, compradores etc... E quando passa a gerencia da microsoft ela tem o mesmo dinheiro que a quitanda da esquina tem. Eu assumo. Não tenho como fazer o que vc fez. Quem é melhor? O importante é crescimento. Ai sim podemos falar de numeros. Quanto o Brasil cresceu na gestão do lula em relação aos emergentes? 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (531)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página