Brasil

Brasil-Venezuela

CCJ da Câmara discute amanhã adesão da Venezuela ao Mercosul


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Comentários dos leitores
SAO PAULO / SP
Quem não tem medo de um maluco armado, nem que seja com um canivete? Hugo Chávez, nas palavras sábias de Maluf, é maluco, então, se ele está armado...., mas creio que o maior maluco nesta história é o governo e o legislativo em querer aceitá-lo no Mercosul, como "amigo". Ora, se temos amigo como este, quem precisa de inimigo? Estou preparando meu passaporte... 11 opiniões
avalie fechar
BELO HORIZONTE / MG
Realmente este comportamento do PMDB é uma vergonha e concordo que se Ulisses Guimarães estivesse vivo o partido teria muito mais ética. Entretanto acho que a entrada da Venezuela no Mercosul deve ser revista enquanto o Napoleão de segunda categoria estiver no governo daquele país. Afinal não existe uma cláusula que impede a adesão das ditaduras ? 9 opiniões
avalie fechar
Vinicius Pezatti Alves (1) 21/11/2007 12h12
Vinicius Pezatti Alves (1) 21/11/2007 12h12
Quero concordar com o Newton Velloso.
Nesse país não se governa mais, há somente troca de favores. Onde fica a pergunta "Isso é bom pro país?". Acho que os nossos políticos independente do partido não se fazem esta pergunta antes de votar algo, somente perguntam ao autor do projeto "Oque nosso partido ganhará se votar a favor?".
Gostaria mesmo de saber oque se passa na cabeça de um cidadão desses. Eles estão lá para votar a favor ou contra um projeto que fará bem ou não ao PAÍS e não ao PARTIDO. Nós vivemos no BRASIL, e não no PMDB, PSDB, DEM ou PT. A sigla não me importa. oque realmente importa é como será minha vida e meu país!!!
4 opiniões
avalie fechar
SAO PAULO / SP
Maluf insinuou que o presidente venezuelano sofreria de problemas mentais e teria de se submeter a tratamento psiquiátrico. Também Maluf, em seu relatório, mandou aprovar com ressalvas e críticas o tal relatório apresentado na CCJ. Alguém ai, que esteja na posse de sua perfeita sanidade mental pode explicar-me o que o Maluf e os "nobres" parlamentares do PMDB tencionam fazer? Ora bolas, se o Chavez é um maluco o lugar dele é num hospício e não dar-lhe uma cadeira no Mercosul. Já para o pessoal do PMDB o que interessa são cargos, o povo que se dane. Já vomitei bastante, não tenho mais nada na barriga, alguém pode vomitar em meu lugar?! 9 opiniões
avalie fechar
Ricardo Jordão (10) 21/11/2007 12h02
Ricardo Jordão (10) 21/11/2007 12h02
É engraçado falar de democracia na Venezuela quando na verdade o governo de lá mantém todo o congresso na coleira, pois já se livrou de todos os desafetos da oposição. Chávez persegue, destitui e some com todos que são contra o seu regime ''democrático'', por isso nao há oposição na Venezuela, e isso é uma democracia? Realmente, se parece muito com o Brasil de Lula, que comprou o voto de quase toda a oposição com o mensalão. Amorin é um factóide que é fã de Stalin e um comuna enrustido, que é anti-americano até no coração. Falam rão mal dos U.S.A. mas se esquecem que quem nos deu um baita prejuízo foi a Bolívia, quando TOMOOU À FORÇA todas as refinarias da Petrobrás e depois pagou um valor irrisório pelas mesmas, e isso tudo com o aval do louco do Hugo Chávez. E é esse louco meus amigos que querem colocar no Mercosul, uma piada de muito mal gosto. Não me espantatia se Lula quisesse dar uma de Putin aqui no Brasil, que sairá nas próximas eleições da Rússia, pois não pode se reeleger mais, MAS colocará um presidente marionete no seu lugar, e ficará como 1º ministro, ou seja, continuará mandando. Aqui é igual, é tudo feito por baixo dos panos, ou alguém aoinda duvida que o Dirceu manda em metade de Brasília? Mesmo tendo tido o mandato cassado? Pois é, será assim com o Lula, através do Bolsa miséria mantém a maioria brasileira que é pobre no cabestro, dando esmolas à eles ao invés de oportunidades de emprego, pois frequentar escola não é o mesmo que aprender... 9 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (459) 21/11/2007 12h00
Rui Ruz Caputi Caputi (459) 21/11/2007 12h00
CARAPICUIBA / SP
Nao podemos confundir e misturar estado com governo. A Venezuela é um vizinho estratégico para o Brasil, e temos que mante-lo assim. Quando ao Hugo Chaves, bem esse será temporario, logo se acabará. Nao vejo como barrarmos o estado venezuelano de ingressar no Mercosul. É muito bem vindo sao nossos amigos, irmaos e aliados. O Sarney está certo de se preocupar com o exagerado aparelhamento das forcas armadas do pais fronteirico, mas que nao sejamos p recipitados a ponto de boicotor a Venezuela no Mercosul 7 opiniões
avalie fechar
Orlando Varêda (2) 21/11/2007 11h55
Orlando Varêda (2) 21/11/2007 11h55
SALVADOR / BA
É muito fácil opinar, basta ver quem está contra.
É bom não esquecerem que o sociólogo mudou a lei eleitoral, comprando, digo, consultando apenas a própria turma e, quase afundou o barco. Aliáis, um demo, neto de um famoso demo baiano muito entendido em assuntos democráticos já se manifestou contrário ao ingresso da Venezuela no Mercosul. Fica evidente que a democracia venezuelana não é igual a que se praticou na Bahia dos ACMs e no Maranhão dos Sarney. Sendo assim, sou favorável à Venezuela no Mercosul.
Abraços.
Orlando
13 opiniões
avalie fechar
Mara Silva (1) 21/11/2007 11h54
Mara Silva (1) 21/11/2007 11h54
É interessante como os valores sao relativos...a situação, aos interesses, a ideologia. O governo brasileiro ao entender a Venezuela como democrácia demonstra claramente que seu desejo em ter o Chaves pseudo-esquerda ao seu lado, por pura ideologia e corporativismo de esquerda. Entretanto nao se dá conta, como também é comum na esquerda, que os critérios sensatos de avalização se vao por agua abaixo. Logicamente isto nao tem o menor problema. No caso do Renan esta ocorrendo o mesmo. O Renan é comprovadamente responsavel pelos crimes que se credita, e o governo de Lula passa por cima da ética para ter mais dinheiro em caixa. Será que tanto interesse por ter dinheiro em caixa é para contratar mais gente para o Alvorada? Indigna ter que conviver com este tipo de gente que tudo pode, desde que seja do meu interesse, que seja por amigo meu. Nao chegares longe deste jeito. Isto esta claro! 5 opiniões
avalie fechar
APARECIDA DE GOIANIA / GO
Vamos nos ater à questão que está sendo colocada em discussão. 1) O PMDB sempre quer uma boquinha para votar qualquer coisa. 2) o Paulo Maluf que deveria estar cumprindo pena dá parecer sobre a entrada da Venezuela no Mercosul. Precisa mais para entender o caos Brasil?. 6 opiniões
avalie fechar
Newton Araujo Velloso (21) 21/11/2007 11h46
Newton Araujo Velloso (21) 21/11/2007 11h46
Afinal, o que interessa ao PMDB, a Nação brasileira, ou cargos no Govêrno? Não vou dizer que o Ulisses esta se revirando no tumulo, pois estivesse ele vivo, sera, que o comportamento do PMDB seria diferente.
As duas perguntas exigem resposta, com a palavra o PMDB.
5 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (1421) 21/11/2007 10h39
josé reis barata barata (1421) 21/11/2007 10h39
ARACAJU / SE
Brasil,Venezuela e democracia.Outro instituto nos impõe distanciamento do que ocorre no exercício do poder supremo (não limitado) e independente político no território de outros Estados:a Soberania, indispensável a um Estado.Assim, somente quando acordos bi ou multinacionais o imponham, não há como se pensar em interferências mútuas civilizadas de qualquer ordem.O que não veda discussões em torno de conjunturas políticas.Copio a seguir: “Democracia tem sido empregada em sentidos tão diversos e está hoje sendo usada em tão opostas acepções que é indispensável defini-la antes de sobre ela se fazerem quaisquer reflexões.”Aqui o jurídico-político:governados,titulares do Poder político,exercido mediante representantes temporários eleitos periodicamente.Impende liberdade.Porquanto que a reconhece tanto na restrição individual consentida dela na fonte, no voto; quanto,após, no exercício da obediência à leis votadas pelos com representação específica, não usurpada;e, liberdade na substituição daqueles que não tenham respeitado as liberdades civis e públicas.Esta doutrina fundada no metafísico permite a bifurcação,na prática,em respeito ao personalismo ou individualismo e democracia totalitária onde a vontade dita geral impera.Confundindo,segundo Montesquieu:o poder do povo com a liberdade do povo.Portanto:“a democracia não é,por si só, garantia da limitação do Poder político.”, pois,quando a maioria triunfante insere seu programa com a força que dispõe instaura um regime não-liberal. 37 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (215) 21/11/2007 10h37
João Marino Delize (215) 21/11/2007 10h37
MARINGA / PR
Tem gente que vê chifre em cabeça de cavalo. Achar que a Venezuela oferece algum risco ao Brasil, eu acho uma piada. A Venezuela é um país amigo do Brasil, se assim não fosse não estaria disposta a entrar no Mercosul. Dizer que há uma ditadura na Venezuela é não ter cérebro funcionando. Já que tudo que acontece lá na Venezuela tem o aval da população através do voto. Então repitam comigo Xô ignorancia!. Se disserem que em Cuba há ditadura aí eu concordo, por que lá não há eleiçõs e, só tem um mandatário há mais de 40 anos que também não foi eleito pelo povo. Achar que o Presidente Lula vai querer um novo mandato a partir de 2.010 também é paranóia. Apesar de ser um ótimo presidente, principalmente para quem precisa de governo que olhe para os mais pobres, não vai querer um terceiro mandato. Já que não queria nem o segundo o qual foi imposto pelo PSDB/PFL. em aprovação de reeleição no congresso, comprada a preço de ouro. 58 opiniões
avalie fechar
Pinco Pallino (3) 21/11/2007 10h12
Pinco Pallino (3) 21/11/2007 10h12
O Amorim até se parece com o Lorde Chamberlain, que era primeiro ministro da Inglaterra na época da ascenção de Adolf Hitler ao poder. O infeliz do Lorde era todo encantado pelo Hitler, chegou a visitá-lo, fez um armistício de faz-de-conta e retornou ovacionado à Londres. Pouco tempo depois, Hitler invadia a Polônia.
O Amorin, que é um comunista enrustido, adora essa coisa de populismo anti-democrático e nunca foi flor que se cheire.
Não se podia esperar outra coisa dele do que esta "admiração" doentia pelo Cháves.
33 opiniões
avalie fechar
Paulo Luiz Martins (3) 21/11/2007 09h49
Paulo Luiz Martins (3) 21/11/2007 09h49
VITORIA / ES
É uma situação estranha essa do chamado "mundo virtual". A gente vive uma realidade, mas estamos o tempo todo falando sobre outra, mora em um país, mas parece viver em outro. Eu já estou achando que sou um cidadão Venezuelano, com tanta gente preocupada com a democracia Venezuelana, com o governo da Venezuela, etc. etc..
Sugiro, como já é de praxe, que esqueçamos os nossos "pequenos" problemas, e que se junte um grupo de "democratas" brasileiros, pessoas distintas como o sr. Paulo Maluf, Antônio Carlos Magalhães Jr., Sérgio Cabral Filho, José Sarney e outros experts em democracia e vá a Caracas mostrar àqueles cucarachas como funciona este nosso plácido sistema democrático. Sugiro também que com os recursos do pentágono, do FMI e congêneres além da anuencia do Sr. Busch, se financie tal "cruzada democrática" a partir do Brazil.
Ok Mrs. democracia
13 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Crecitella (9) 21/11/2007 07h53
Rodrigo Crecitella (9) 21/11/2007 07h53
SAO PAULO / SP
Muito interessante as afirmações de nosso presidente e também de seu acessor Celso Amorim. Se a Venezuela é uma democracia, então podemos afirmar que o Brasil nunca teve ditaduras, pois durante a República Velha (política do café-com-leite), Estado Novo e também na última ditadura militar existiam eleições. O que seria classificado de ditadura para esses senhores? 29 opiniões
avalie fechar
Ricardo Felipe (6) 20/11/2007 23h11
Ricardo Felipe (6) 20/11/2007 23h11
BELO HORIZONTE / MG
O paraíso para a dupla Lula-Amorin é: já que colou na Venezuela, será que não cola aqui? Afinal de contas , o precedente já está aberto. E em matéria de dividir o povo de uma nação, ambos os presidentes já estão escolados. Por aqui, o irônico (e rísivel) é que nosso parlamento parece não querer ver todo o poder concentrado nas mãos da presidência - por motivos óbvios... 19 opiniões
avalie fechar
TODA VEZ QUE A COISA APERTA O LUIZ IN;ACIO JOGA OS MENOS FAVORECIDOS CONTRA O RESTO DA POPULAÇÃO. VIRAM HOJE NO JORNAL NACIONAL. 27 opiniões
avalie fechar
Ronan Aguiar Cordeiro (125) 20/11/2007 17h58
Ronan Aguiar Cordeiro (125) 20/11/2007 17h58
BELO HORIZONTE / MG
Nosso Lulóide continua espertóide, pois está querendo fazer crer que o exercício da democracia é pura e simplesmente a realização de eleições. Faz questão de ignorar todo o conjunto de ações absolutamente antidemocráticas que vem sendo sistematicamente desenvolvidas por Hugo Chávez, todas direcionadas a calar qualquer tipo de oposição a seu governo, além de manipular de forma vergonhosa, através de plebiscitos fajutos, a Constituição da Venezuela, de modo a se manter indefinidamente no poder. Democracia é principalmente respeito aos direitos do cidadão. Já o ministro Celso Amorim, não diz, mas insinua que outras nações têm governos por longos períodos, certamente está apoiando a tese do Lula, com relação à Margareth Thatcher. Só que lá, na Inglaterra, o sistema é parlamentarista e, se o chefe de governo não estiver agradando, pode ser substituído a qualquer tempo, através de antecipação de eleições, com ou sem voto de desconfiança. Vide a saída recente de Tony Blair, ou alguém acredita que ele saiu porque cansou do poder?
No caso Chávez o homem quer é se manter ditador e ainda por cima de uma coisa que ele intitula Socialismo Bolivariano (ele está é variando – psicopata). Está é provocando tumulto por toda a América Latina, além de ser declaradamente um belicista. Está armando a Venezuela, para criar confusões. É um individuo perigoso e deve na medida do possível ser neutralizado. Ninguém precisa de um Saddam Hussein na América do Sul.
Lamentável, pelo povo Venezuelano, que merecia um governo melhor, mas enquanto houver um Chávez na direção do governo, não deveriam permitir a entrada da Venezuela no MERCOSUL. Quem sabe se quando passar o efeito anestésico do Chávez na população carente da Venezuela?
33 opiniões
avalie fechar
Willian Aparecido Martins (53) 20/11/2007 16h54
Willian Aparecido Martins (53) 20/11/2007 16h54
Eu sempre defendi uma integração no Mercosul, ao meu ver é muito interessante para todos os integrantes do bloco e do continente essa integração, porém, no caso da Venezuela, eu já não concordo, pois nós sabemos que não é bem assim como Amorim e Lula dizem, que democracia é essa que um presidente muda e lei para aumentar o já grande poder de chefe de Estado?Que democracia é essa que um presidente manda fechar por não renovar a concessão de uma das mais tradicionais emissoras de televisão, apenas pelo fato de ser uma opositora de seu governo?Que democracia é essa que o presidente desejar aumentar o seu tempo de presidente aprovando a lei de que um presidente poder ser eleito de forma ilimitada?Por favor Amorim e Lula, se querem defender o Chávez, inventem então argumentos que de fato seja verídicos, e espero sinceramente como cidadão brasileiro que sou, que não seja aprovado a entrada da Venezuela no Mercosul;para o bem o Brasil e de nossa economia. 26 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (179)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca