Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Alcides Emanuelli (2013) 31/01/2010 16h37
Alcides Emanuelli (2013) 31/01/2010 16h37
Estamos em outros tempos, não existe mais a pureza e sim a hipocrisia, tudo muda e a ambição por riquezas toma conta de todos os homens, índios ou fazendeiros.
A ambição por terras e o melhor negócio que existe, não precisa plantar nas terras é consegui-las, sendo esse o principal objetivos dos índios e dos fazendeiros, depois vem o negocio para quem trabalha é honesto e desenvolve a terra.
Para esse vai sobrar a oportunidade de arrendar essas terras, comprar essa terras de Índios e Fazendeiros e outros oportunistas e tirar o lucro que a terra pode propiciar.
Interessante ninguem fala que os sem terra daquela região que estão lá a mais de 20 anos estão produzindo, tantas toneladas de Arroz, de Soja de feijão, de milho.
Ninguem fala isso que os Índios tambem estão produzindo o mesmo nas terras que ganharão de presente da União, ninguem fala nada e todos querem as terras os objetivos são divernos!
O primeiro ojjetivo e os bons emprestimos do governo Federal com os Bancos Publicos, já estão por lá o BNDES, e a CEF.
Bem todos querem o principal o cerne sem precisarem trabalhar, depois da valorização vai vir o negocio e o dinheiro da vendo ou do Arrendamento e é claro vai ter uma lei que vai aprovar que os Índios possam vender parte das suas reservas que os assentados do MST, tambem possam vender e assim vai indo.
Apareceu esses dias na TV que assentados a mais de dois anos não conseguiam produzir nada e olhem que tem o MST por traz de tudo.
Muitos já venderam os lotes.
sem opinião
avalie fechar
juarez honorato Martins (66) 22/01/2010 21h44
juarez honorato Martins (66) 22/01/2010 21h44
Sr.Alziro Ribeiro(67). Sua colocação é altamente preconceituosa. Querendo dizer que tem indios que tem até camionetas, Porque eles não podem ter? Porque são indios? Eles tem o direito de ter tudo o que qualquer brasileiro tem. 1 opinião
avalie fechar
Alziro Ribeiro da Silva (72) 19/01/2010 21h49
Alziro Ribeiro da Silva (72) 19/01/2010 21h49
Não entendo porque os indios reclamam tanto, hoje há tribo que são proprietários de caminhonetes potentes, bens que a maioria dos BRASILEIROS nem pode pensar em te-los.!!!!!!! 6 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (248) 19/01/2010 17h07
Rodrigo Marcato (248) 19/01/2010 17h07
Caro Sergio Cunha, gostaria ainda de acrescentar à sua lista o excelente "O fantasma do Rei Leopoldo" de Adam Hochschild. Assim este senhor Carlos Lacerda pode entender o que os brancos fizeram com os negros em pleno século 20 antes de acusar estes últimos de ficar escondidos no mato fazendo batucada. E isso porque os brancos (belgas no caso) se diziam portadores de uma cultura superior e uma missão civilizatória. Parabéns por seu comentário contra os preconceitos. 1 opinião
avalie fechar
sergio cunha (2) 19/01/2010 01h25
sergio cunha (2) 19/01/2010 01h25
Prezado Carlos Lacerda Rangel de Souza Junior. Seu comentario sobre povos é no mínimo lamentável. Suspeito que você seja ou pessoa de pouca instrução ou com muito preconceito. História da humanidade é história de dominações de povos contra outros. Sugiro urgentemente que passe a ler livros de história da humanidade. Sugestões: 1-As Americas e a Civilização de Darci Ribeiro, 2-se quiser conhecer um pouco da história da África, o livro mais famoso na atualidade é "The Scramble for Africa", de M.E. Chamberlain, pode comprar na Amazon; 3-aproveite o desastre no Haiti e leia artigos na internet sobre a historia do país, recomendo o journal The Guardian e a revista Economist, tem até gravuras para quem gosta de ler figuras. 4-e o que mais urgente: O Povo Brasileiro, de Darci Ribeiro. 5 opiniões
avalie fechar
Marcelo Moreto (240) 18/01/2010 16h47
Marcelo Moreto (240) 18/01/2010 16h47
Existe uma minoria oportunista que massifica a maioria ignorante indígena. Funciona como em nosso sistema, onde a minoria rica ainda se aproveita das necessidades da maioria pobre.
O pobre aqui, assalta para atingir a riqueza, e os índios sabendo que necessitamos da riqueza que a natureza produz, tenta vende-la. Quem ganha é sempre o índio oportunista. Ou ele recebe e sai calado, ou é assassinado. Só que o quadro atual é, retira-se o que quer da terra demarcada e se algum índio espernear, morre também. É o que veremos com cada vez mais frequência. Infelizmente, nada mais é do que a lei do mais forte.
18 opiniões
avalie fechar
Primeiro, não sabia que indígena ligava para dinheiro.
Segundo, eles são assim por opção, escolhem uma vida no meio do mato, continuando vivendo seus costumes e tradições, nao podem querer riquezas e luxo morando longe das cidades.
É mais ou menos o que acontece na África, na minha opinião, todos os povos, des-de a antíguidade, tiveram as mesmas chances de evoluírem intelectualmente e etc. Porém, os africanos queriam ficar nas suas tribos, realizando seus cultos e etc. Enquanto isso, os europeus e orientais evoluíram e eles não. Agora é tarde para reclamar.
É como se pegasem 2 crianças pobres, uma estuda e corre atraz, a outra fica fazendo rituais sagrados e etc, qual das duas vai precisar de ajuda depois ?
Gostaria que publicassem.
14 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (632) 12/01/2010 22h15
eduardo de souza (632) 12/01/2010 22h15
A realiadade dos povos indigenas em quase todo território nacional é de miséria. Tribos seculares de Sta. Catarina sofrem com o descaso do governo no que diz respeito a demarcação de terras.
Indios do Paraná são tratados como mendingos pelo mesmo problema.
Além das reservas, há de se fazer o acompanhamento do uso correto do objetivo da demarcação, proibindo a venda do solo e o extrativismo descontrolado. Terras demarcadas são das tribos, não dos caciques.
Qualquer ação ou projeto, por maior boa vontade que possa aparentar, sem o acompanhamento e o debate com as partes envolvidas, estão fadados a crítica e não raro, a falência total ou parcial das "boas intenções".
A fiscalização, o acompanhamento técnico, o apoio na saúde, na educação, no esporte, no turismo, tem de ser responsável e reponsabilidade para fazê-los.
Espero que apesar dos entraves, as propostas sobre "nações indiginas", continuem acontecendo, cada vez melhor e mais harmonizado. O importante é corrigir os erros e mais importante ainda, é realizar coisas objeticas, que tragam benefícios para este povo esquecido e marginalizado, que são os verdadeiros filhos do Brasil.
6 opiniões
avalie fechar
Elias kuster (104) 12/01/2010 17h01
Elias kuster (104) 12/01/2010 17h01
Sinto pelos indígenas, mas digo que esta manifestação não vai adiantar de nada, assim como outras já feitas que passaram despercebidas para a sociedade, e pior, para o governo, opa! mas que governo?
Este governo que assina documentos e diz que não sabia do que se tratava; Este governo que não se liga nas coisas que estão acontecendo na sua própria casa, quando pessoas de baixíssimo calão se dão o direito de ordenar que a polícia reprima com certa violência, as manifestações pela dignidade.
Este governo que vai dizer que também não sabia das corrupções em seu governo e nem que pessoas condenadas por imagens que não mentem, estavam mandando e coordenando seus súditos a lhe prestarem serviço.
Será que também não assistiu o que todo mundo viu e se indignaram pela tamanha safadesa?
Portanto, caros amigos indíginas, não desistam, mas será com certeza muito difícil.
9 opiniões
avalie fechar
JOSE MOTTA (107) 29/12/2009 18h33
JOSE MOTTA (107) 29/12/2009 18h33
O HOME TÁ COM 80 % MEU. FAZÊ O QUÊ. O POVO QUE ASSIM. DEIXA A COISA ROLÁ E VAMOS VE NO QUE DÁ. COSA BOA NÃO VAI DÁ. 3 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (520) 03/12/2009 13h55
Valentin Makovski (520) 03/12/2009 13h55
A politica de preservação de terras indígenas no Brasil é tão patética que da dó. Não de agora mas de anos e muitos anos atras, se criou reservas indígenas a deus dará, a mesma política de assentamentos de terra, se dá a terra e se esquece do cara, da familia do assentado. Depois de 20 anos se volta lá e se confirma que ele não esta mais lá, vendeu a terra a preço de banana, ou mesmo morreu de fome. Com os indios se faz o mesmo, o Brasil tem 8 Milhões de metros quadrados, tem terra que não acaba mais, pq se tem esses problemas???? Se o governo cria uma reserva indígena, pq não se proteje ela? Pq se deixa um grupo de garimperos chegar até lá?? Sabe e uma estupidez brutal ficar aqui discutindo o pq disso o pq daquilo, temos leis no Brasil que são como o queijop suíço, cheio de buracos, não servem p/ nada. Indios são indios, não são sem terras, não são produtores rurais, não são garimperos, são Indios. E Indios tem que ter sua terra, e ser protegidos pelo Estado, Estado quer dizer Exercito, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, etc, etc. Garimperos, Grilheiros, Invasors, tem que ser combatidos por todos aquelas instituições que protegem os Indios, é fácil e simples de entender. 9 opiniões
avalie fechar
Jonas Bastos (1) 26/11/2009 19h38
Jonas Bastos (1) 26/11/2009 19h38
É bom que Peru e Brasil tomem mais rapido possivel medidas duras para combater o narcotrafico,contrabando de armas, grupos de exterminios e etc,nas suas froteiras como é o caso da regiao do Alto Rio Solimoes esquecida pelo proprio estado brasileiro... 3 opiniões
avalie fechar
antonio lucio (3) 18/11/2009 13h13
antonio lucio (3) 18/11/2009 13h13
Será que os retardados mentais que defendem esta miliicia indigina, por tras disto esta as FARC e por tas delas o Chaves, o louco, o debiloide. Pelo amor de Deus. vc querem o que uma querrilha camponesa, entre os sem terra, seringueiros, agricultores, pequenos pecuaristas e os indiginas. Será um massacre atras do outro. O estado é quem que deve estar presente nestes conflitos, esta ai a PF, o Exercito. Agora temos um governo incompetente, irresponsável e incapaz de evitar as invações de terras indiginas ai é outra coisa. Daqui a pouco, vamos ter as milicias, dos seringueiros, dos sem terras (este já existe), dos pequenos pecuaristas e dos agricultores. Teriasmos ai um estado sem lei. Mais ano que vem temos oportunidade de mudar isto. Se Deus quiser vamos mudar e expulsar estes petistas do poder. e olhe quando eles sairem veremos o mar de lama sair das bocas dos bueros e acha lama e podridão. 9 opiniões
avalie fechar
tereza rocha (3) 17/11/2009 20h28
tereza rocha (3) 17/11/2009 20h28
sem proteção os indios ficam a mercê de todos os perigos existentes na Amazonia.Agora as Farc tambem querem se aproveitar da fraqueza indigena. 2 opiniões
avalie fechar
Tiago Garcia (40) 17/11/2009 17h34
Tiago Garcia (40) 17/11/2009 17h34
Se o Estado falha em comparecer e dar proteção a estes silvícolas acho, em minha opinião, que eles tem todo direito de se organizarem e de se protegerem.
E pela boa iniciativa deles de se submeterem ao Estado Brasileiro e nossas leis demonstram muito boa vontade com a nação e merecem sim ser amparados visto a peculiaridade da situação de isolamento e as dificuldades que as policias atuais passam para protege-los.
Apoio a idéia.
2 opiniões
avalie fechar
David Sá (1) 17/11/2009 12h37
David Sá (1) 17/11/2009 12h37
Só pode ser piada, e piada de mau gosto. Milícia Indígina. Já não basta as milícias formadas por ex policiais e políticos corruptos e outros marginais, agora surge uma milícia formada por índios e querendo obter poder de polícia. Sabe-se lá o que poderia acontecer se for legalizada tal milícia. Onde estão as autoridades constituídas deste País? Se o índio quer ser igualado como o homem branco, também deve ser enquandrado nas leis dos homens brancos e deixar de ser amparado pela Constituição como sendo um selvícola e inimputável perante a lei. Deus queira que o Judiciário e as Autoridades Brasileira neguem e combatam essa iniciativa da criação de milícia indígena. Se o índio quer ser policial, que faça concurso público para tal. ISTO É UM ABSURDO! 2 opiniões
avalie fechar
HILTON FIGUEIREDO COSTA (6) 04/11/2009 23h50
HILTON FIGUEIREDO COSTA (6) 04/11/2009 23h50
Índios vivem no Brasil em locais onde o sol é intenso e precisam se banhar várias vezes nos rios para se refrescar. Se eles desempenhassem trabalho em indústrias que o governo levasse para suas aldeias, eles receberiam em contra-partida um salário e poderiam ter casas de alvenaria com ar condicionado e ventilador. Com o tempo iriam diminuindo a prática de ir tantas vezes se banhar nos rios. Dizer que índios não gostam de trabalhar e que nunca irão gostar de trabalhar é enganação, porque existem profissionais competentes que poderiam fazê-los acostumar com as tarefas de trabalhos diversos. O governo deveria ser bom de verdade para os índios e ajudá-los de verdade, para que eles se desenvolvam com dignidade que todos seres humanos merecem e por serem brasileiros igual eu sou, eu penso que merecem mesmo a conquista da dignidade de viverem com mais conforto. Más, não é desapropriando terras produtivas para doar muita terra para eles que eles irão ter dignidade de viverem com mais conforto algum dia. Muito menos será isolando eles nas florestas e deixando-os ignorantes para viverem como selvagens. 6 opiniões
avalie fechar
HILTON FIGUEIREDO COSTA (6) 04/11/2009 23h31
HILTON FIGUEIREDO COSTA (6) 04/11/2009 23h31
O governo deveria pensar que, em breve os índios que talvez sejam hoje uns 400 mil, serão milhões, e que causarão um enorme impacto ambiental, principalmente afetando muito a fauna porque eles irão caçar mais. Também o fato de representarem uma enorme massa populacional de "desocupados", porque não são a maioria que exerce atividade de plantação de lavouras de subsistência, ou que praticam algum trabalho além de caçar ou pescar. Já aconteceram muitos conflitos em contatos com índios de tribos isoladas e que nunca tiveram contato antes com a civilização, em construções de estradas no interior, em construção de estrada de ferro na região norte, em vilarejos que foram atacados por índios de tribos que não tinham feito contato antes e o governo deveria imaginar que com o aumento das populações indígenas, muitos índios irão sair de suas aldeias e se instalarem em locais onde nascerão outras gerações que viverão isoladas e sujeitos a primeiros contatos com consequências trágicas, e que poderiam ser evitados. Índios precisam receber educação, o governo deve levar para os índios em suas aldeias, indústrias ou fábricas, atividade de criação de animais e de produção de alimentos diversos. Dizem que índios não gostam de trabalhar, más, profissionais competentes existem nesse país e poderiam prestar serviços de assistência aos índios se trabalharem na FUNAI ou para o governo, educanto e treinando os índios para desempenharem tarefas em indústrias e na produção de alimentos. 3 opiniões
avalie fechar
Leonardo Afonso (3) 04/11/2009 18h44
Leonardo Afonso (3) 04/11/2009 18h44
Há mais que a questão dos índios do Xingu, Belo Monte alagaria uma formação geológica única no mundo; e não há demanda humana na área, a energia seria destinada a empresas estrangeiras de alumínio (como a Alcoa), no Maranhão. Tal indústria é intensiva em energia; e é estratégica de fato, mas não está acima de todos outros vetores socio-econômico-ambientais! Mas com Minc e Dilma, colega... 2 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 04/11/2009 17h48
Alcides Emanuelli (2013) 04/11/2009 17h48
A verdade que os Índios vão escrever as normas que deveriam ser e cumpridas por linhas tortar, quer dizer com a ciolência.
Se esse governo corrupto, não tivesse tanto interesse mercantilista, jamais iria no Mato Grosso no fim do mundo fazer usinas Hidroelétrica, para depois gastar o dobro em linha de transmissão ao sudeste.
A corrupção o interesse mercantilista feito pelo corporativismo do Poder de uma partido que não tem limites para seus interesses e sua corrupção são tamanhos que chegam aos limites do imensuravel.
Embora não muito favoravel a atitude dos Índios, eles estão corretos, em proteger suas florestas o impacto ambiental vai ser tanto que ninguem mais vai conseguir morar na região por causa dos moquitos que vão se procriarem nas águas paradas do lago a ser formado.
Os Índios tem razão em não permitir tal despreparo ou preparo demais para construir obras corruptas, onde as linhas de transmissão vão ser mais caras do que as Hidroeletricas, um absurdo ou o supra sumo da corrupção, uma vergonha total.
Os Índios dessa vez vão evitar esse roubo, porque não fazem essas usinas mais perto nos Rios do Sul e Sudeste, porque a iniciativa privada não constroem Usinas uma vez que o interesse é deles.
São perguntas que ninguem entende e sem uma explicação obvia para tanto despraparo administrativo.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página