Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2001 - 14h15

Delegação de parlamentares europeus participa de fórum no RS

Publicidade

da France Presse
em Bruxelas

Uma delegação de pelo menos 11 membros do Parlamento Europeu participará no Fórum Social Mundial (FSM) que se realizará em Porto Alegre como alternativa ao Forum Econômico Mundial de Davos (Suíça).

O grupo responde ao convite feito novembro passado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, por Miguel Rossetto, vice-governador do Rio Grande do Sul, em cuja capital se realizará o Forum.

Ao FSM, que terá lugar nos dias 25 e 26 de janeiro, se seguirá um Fórum Parlamentar Mundial no qual participarão os eurodeputados.

Nele serão debatidos temas como a dívida externa, a taxação das transações financeiras internacionais e como as instituições podem controlar a globalização.

Neste forum se pretende "construir alternativas para enfrentar os modelos de exclusão e miséria que representa o neoliberalismo", explicou o vice-governador Rossetto aos parlamentares europeus em sua carta de convite.

Porto Alegre, administrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), aplica há 12 anos o orçamento participativo, pelo qual os cidadãos que desejarem podem participar diretamente na gestão do orçamento municipal.

O Estado do Rio Grande do Sul, limítrofe com Uruguai e governado por Olívio Dutra, pratica esta experiência há dois anos, na qual participam 300. 000 pessoas.

Do grupo parlamentar da Esquerda Unitária Européia irão seu presidente, Francis Wurtz, assim como Alain Krivine, Luigi Vinci, Ilda Figuereido, Pedro Marset e Herman Schmid.

Pelos socialistas viajará Harlem Désir, e pelos verdes Danielle Auroi, Alain Lipietz, Claude Turmes e Camilo Nogueira.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página