Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2001 - 05h14

Saiba o que é o Fórum Mundial e quem estará lá

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O Fórum Econômico Mundial foi criado em 1971 por Klaus Schwab, empresário suíço e professor da Universidade de Genebra.

Com o tempo, transformou seus encontros anuais de janeiro em Davos) em ponto de encontro da elite mundial.

Comparece, geralmente, uma centena de altas autoridades governamentais, entre reis, presidentes, primeiros-ministros, ministros.

Neste ano, os nomes mais citados são os do primeiro-ministro do Japão, Yoshiro Mori, dos presidentes Andrés Pastrana (Colômbia), Hugo Chávez (Venezuela) e Vojislav Kostunica (Iugoslávia).

O presidente da Autoridade Palestina, Iasser Arafat, estará de novo em Davos, como tem ocorrido nos últimos cinco anos, assim como seu parceiro de prêmio Nobel da Paz, o israelense Shimon Peres.

Comparecem igualmente cerca de 200 acadêmicos das mais badaladas grifes universitárias do planeta. E de 800 a mil executivos das grandes multinacionais, da Coca-Cola à Nestlé, que são justamente as que fornecem suculento financiamento para o fórum, o que lhe permitiu atingir o status de consultor das Nações Unidas.

O tema do fórum deste ano é "Fechando a Brecha: Criando um Mapa para o Futuro Global".

Na sessão de abertura, que promete "uma visão do Sul" sobre como a globalização pode cumprir suas promessas de benefícios para o planeta, um dos oradores será o ministro brasileiro de Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes.
(CLÓVIS ROSSI)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página