Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2001 - 18h09

Turistas do MSTur visitam assentamentos de sem-terra

Publicidade

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

A primeira excursão do MSTur, tendo como visitantes estrangeiros do Fórum Social Mundial, deve visitar amanhã o assentamento Capela de Santana, em Nova Santa Rita (50 km de Porto Alegre).

O MSTur é um programa turístico operado pela agência Pangea, que tem como roteiros assentamentos ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

O programa é apoiado pelo governo petista do Rio Grande do Sul, que destinou R$ 120 mil para a melhoraria da infra-estrutura de alguns assentamentos recentemente, mas nega que o investimento tenha a ver com uma ''maquiagem'' para os estrangeiros.

Segundo o diretor comercial da Pangea, Marcos Anflor, além do passeio de hoje, outra excursão já está marcada para domingo, quando um grupo de estrangeiros visitará o Iterra, um instituto ligado ao MST, em Veranópolis, na região serrana.

Os passeios, que contam com intérpretes, duram um dia e custam, em média, R$ 20, incluindo uma refeição. De acordo com a agência, os visitantes serão recepcionados com chimarrão _a tradicional bebida dos gaúchos_ e depois assistirão palestra sobre a reforma agrária e a produção agropecuária dos assentamentos.

Anflor disse que a escolha dos assentamentos levou em conta a distância da capital e a infra-estrutura disponível.

"Trabalhamos com turismo, não podemos levar um delegado do fórum a 500 quilômetros de distância. Também é preciso que o lugar visitado ofereça um mínimo de conforto'', afirmou. Os assentamentos mais distantes geralmente não têm tanta infra-estrutura.

Anflor disse que 450 estrangeiros, ainda nos seus países de origem, manifestaram interesse em visitar assentamentos. Mas, devido à programação do fórum, considerada intensa, é provável que um número menor visite as glebas dos ex-sem-terra.

Os assentamentos poderão ter no MSTur uma fonte extra de receita, comercializando produtos coloniais e artesanato, por exemplo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página