Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2001 - 19h03

Governador do RS critica política neoliberal em Fórum Social Mundial

Publicidade

BENJAMIN TOLEDO
especial para a Folha Online

O governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), fez severas críticas à política neoliberal. Ele discursou na abertura do 1º Fórum Social Mundial, que começa hoje em Porto Alegre, simultaneamente ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça.

Segundo ele, o que se chama nova ordem mundial "é a redução dos serviços públicos, a desresponsabilização nas áreas da saúde e educação".

"Em vez do Estado-cidadão, temos o Estado-mínimo para a maioria da população e máximo para apenas alguns grupos de interesse."

Dutra também disse que "é preciso construir um Estado que não seja maior que a sociedade, mas que tenha o tamanho da sua responsabilidade de executar políticas públicas que afirmem os direitos da cidadania".

A abertura do Fórum Social Mundial foi marcada pelo som da música afro.
Segundo os organizadores do evento, mais de 4.000 pessoas. de 126 países diferentes, participaram da abertura do evento.

O bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga, criticou o "pensamento único imposto pelo neoliberalismo".

D. Casaldáglia também frisou que "Porto Alegre é ponto de chegada e ponto de partida de um novo mundo".

Os participantes da abertura se preparam agora para a Marcha Pela Vida e Contra o Neoliberalismo, que saíra do Largo Glênio Peres, centro da cidade, até o Anfiteatro Por do Sol.

A organização do Fórum espera que 10 mil pessoas participem da marcha.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página