Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2001 - 18h32

Ex-primeira-dama da França visita assentamentos do MST

Publicidade

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

A ex-primeira-dama francesa Danielle Miterrand visitará no domingo, em Herval, na região sul gaúcha, assentados ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

A France-Libertés, ONG (organização não-governamental) presidida por ela, assinará um convênio de "cooperação social, técnica, econômica e cultural'' com assentados de Herval, Arroio Grande, Pedras Altas e Pedro Osório.

A viúva do presidente François Miterrand, que veio a Porto Alegre para o Fórum Social Mundial, almoçará em um dos 13 assentamentos existentes em Herval (400 km ao sul da capital gaúcha), onde chegará de helicóptero. Danielle assistirá a um ato dos assentados _mais de 700 famílias_, cuja principal atividade é a produção de leite.

Na segunda-feira, no Palácio Piratini (sede do Executivo), a ex-primeira-dama da França participará de solenidade referente ao convênio, com a presença do governador Olívio Dutra (PT).

O "irmanamento'', como os envolvidos denominam o termo de cooperação, envolverá agricultores franceses ligados à Rede de Agricultura Sustentável da região oeste francesa e à Confederação Camponesa dos departamentos de Jura, Soâne e Loire.

O convênio é apoiado pela Associação Holos, voltada para o meio ambiente e pelo governo do Rio Grande do Sul, além da France-Libertés. Segundo as partes, a iniciativa "representa uma ação concreta de solidariedade internacional, visando ao aprofundamento dos laços de fraternidade entre os agricultores da reforma agrária e os agricultores franceses''.

As ações dos parceiros europeus procurarão "complementar'', inclusive com recursos financeiros, as providências desenvolvidas pelas autoridades locais. Haverá troca de informações, principalmente em torno da produção leiteira, "segundo os preceitos da agricultura sustentável''.

  • Leia mais sobre os fóruns no especial
    Davos x Anti-Davos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página