Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2001 - 03h32

Viúva de Miterrand visita os sem-terra

Publicidade

CARLOS ALBERTO DE SOUZA, da Agência Folha, em Porto Alegre

A ex-primeira-dama francesa Danielle Miterrand irá visitar amanhã, em Herval, na região sul gaúcha, assentados ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

A France-Libertés, ONG (organização não-governamental) presidida por ela, assinará um convênio de "cooperação social, técnica, econômica e cultural" com assentados de Herval, Arroio Grande, Pedras Altas e Pedro Osório.

A viúva do presidente François Miterrand, que veio a Porto Alegre para o Fórum Social Mundial, almoçará em um dos 13 assentamentos em Herval (400 km ao sul da capital gaúcha), onde chegará de helicóptero. Danielle assistirá a um ato dos assentados (mais de 700 famílias), cuja principal atividade é a produção de leite.

Na segunda-feira, no Palácio Piratini (sede do Executivo), a ex-primeira-dama da França participará de solenidade referente ao convênio, com a presença do governador Olívio Dutra (PT).

O "irmanamento", como os envolvidos denominam o termo de cooperação, envolverá agricultores franceses ligados à Rede de Agricultura Sustentável da região oeste francesa e à Confederação Camponesa dos departamentos de Jura, Soâne e Loire.

O convênio é apoiado pela Associação Holos, voltada para o meio ambiente e pelo governo do Rio Grande do Sul, além da France-Libertés.

Segundo as partes, a iniciativa "representa uma ação concreta de solidariedade internacional, visando ao aprofundamento dos laços de fraternidade entre os agricultores da reforma agrária e os agricultores franceses".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página