Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2001 - 18h24

Monges ensinam ioga e meditação a militantes de fórum gaúcho

Publicidade

da France Presse
em Porto Alegre

Com túnicas cor de laranja, dezenas de monges hindus chamam a atenção no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, onde ensinam aos assistentes a importância da meditação e da paz interior na luta por justiça social.

A ioga desenvolve a coragem e o espírito solidário, segundo os monges. "Em sua longa luta por justiça social, os militantes precisam desenvolver uma perspectiva universal positiva, um amor por toda a humanidade. Por isso estamos oferecendo ajuda e técnicas milenares de meditação para superar o estresse", explicou Dada Amitavidyananda, um espanhol que atua como porta-voz do grupo.

Ele e sua comunidade, a Ananda Marga (Caminho da bem-aventurança), decidiram comparecer a este encontro contra o neoliberalismo para "oferecer um modelo econômico alternativo baseado em valores espirituais".

Segundo os monges, um sistema de cooperativas e descentralização do poder substituirá em breve o capitalismo. "O mundo necessita de democracia econômica. Nós temos um programa que pode dar ao homem as cinco coisas de que necessita: alimento, roupa, casa, educação e saúde", concluíram.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página