Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2001 - 05h33

PT tende a dar apoio a Aécio no segundo turno

Publicidade

FERNANDO RODRIGUES, da Folha de S.Paulo

O PT tende a apoiar o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) para presidente da Câmara no caso de a eleição para o cargo, no dia 14, ser decidida em segundo turno.

"A posição pró-Aécio é majoritária na bancada. São cerca de 30 deputados que preferiam o apoio a Aécio. Mas o partido decidiu, acertadamente, que era pouco para tomarmos esse caminho. Por isso, lançamos candidato próprio, essa sim uma decisão amplamente majoritária", disse ontem o líder do PT na Câmara, Walter Pinheiro (BA), no seu primeiro dia no cargo.

Outra possibilidade é o PT desistir de ter candidato próprio se o PFL recuar da decisão de não apoiar o senador Jefferson Péres (PDT-AM) para
a presidência do Senado, com apoio de todos os partidos de oposição.

"Se eles trucarem no Senado, a gente grita seis na hora aqui na Câmara. Eles (o PFL) apóiam o Jefferson, e a gente desiste de ter candidato aqui na Câmara e passa a votar no Inocêncio Oliveira (PFL-PE) para presidir a Casa . Mas essa é uma hipótese que parece remota hoje", diz o presidente nacional do PT, deputado José Dirceu (SP).

Anteontem o PT escolheu o deputado Aloizio Mercadante (SP) como candidato a presidente da Câmara.

A bancada petista na Câmara tem 56 deputados (o total da Casa é de 513). Aloizio conta com o apoio formal das bancadas do PDT (19 deputados) e do PC do B (10 deputados). Juntos, os três partidos têm 85 votos. Na avaliação da direção petista, o lançamento da candidatura de Aloizio faz do PT um fator importante para, pelo menos, forçar a realização de um segundo turno.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página