Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2001 - 12h34

PFL discute lançamento de candidatura à presidência do Senado

Publicidade

da Folha Online

O PFL vai se reunir daqui a pouco, em Brasília, para discutir o lançamento de uma possível candidatura do partido para a presidência do Senado. O presidente nacional do partido, senador Jorge Bornhausen (SC), já admitiu a possibilidade de disputar o cargo.

Dois candidatos disputam o cargo: o peemedebista Jader Barbalho (PA) e Jefferson Péres (PDT-AM). O presidente do Congresso, senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), vetou o nome de Barbalho à sua sucessão e detonou, assim, uma disputa dentro da Câmara e do Senado pelas presidências das mesas diretoras das duas Casas.

O PMDB, partido do Barbalho, ameaça entrar no STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar impedir que a sessão de eleição, marcada para a quarta-feira (14), seja conduzida por ACM _a alegação é que ele não teria isenção.

Uma nota publica hoje no site do Senado (www.senado.gov.br) informa que a sessão que escolherá o presidente será comandada pelo senador ACM, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos.

A nota informa também que, de acordo com o regimento interno, a eleição será feita com voto secreto e que o eleito deve ter a maioria dos votos dos senadores, em turno único. Depois de escolhido o presidente, haverá uma outra reunião para eleger os seis membros da mesa diretora _dois vice-presidentes e quatro secretários, além de quatro suplentes.

Câmara

Termina amanhã à meia-noite o prazo para inscrição de candidatos à mesa diretora da Câmara dos Deputados. Cinco parlamentares disputam a presidência da Câmara para o biênio 2000-2001: Aécio Neves (PSDB-MG), Aloizio Mercadante (PT-SP), Inocêncio Oliveira (PFL-PE), Nelson Marquezelli (PTB-SP) e Valdemar Costa Neto (PL-SP).

  • Leia mais sobre o Congresso Nacional
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página