Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2001 - 16h30

Lourenço defende criação de CPI para apurar compra de filiação

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O deputado José Lourenço (PMDB-BA) disse há pouco que defende a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a denúncia de compra de filiações de deputados ao PMDB.

O nome de Lourenço aparece em uma fita na qual deputados que trocaram o PFL pelo PMDB estariam reclamando que o líder peemedebista na Câmara, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), teria prometido dinheiro em troca das filiações, mas não teria pago.

O deputado disse ainda que a CPI deveria investigar também o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), que, segundo ele, teria oferecido vantagens para que os deputados ficassem no partido.

Quanto à tentativa do PFL de adiar a eleição na Câmara, o deputado respondeu: "Eles querem adiar a eleição porque não têm candidato no Senado e o daqui (na Câmara), está derrotado".

Quando questionado se estaria existindo um comércio de votos para a eleição na Câmara, Lourenço respondeu à jornalista: "Você acredita nisso? Não tenha essa imagem de seu país".

"Mas já houve no passado" _disse outro jornalista, em referência ao deputado Onaireves Moura (ex-PDS-PR). Moura teve o mandato cassado em 1993 sob acusação de comprar deputados para ampliar a bancada do seu partido, o PSD. Em menos de duas semanas, a bancada do PSD passou de 6 para 20 parlamentares.

"Você quer comparar o Onaireves com o Lourenço ou comigo que estou aqui (na Câmara) há vinte e tantos anos. O que é isso ..., não faça isso", respondeu o deputado.

  • Leia mais sobre o Congresso Nacional
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página