Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2001 - 03h30

FHC determina pressa em investigações na Sudam

Publicidade

WILLIAM FRANÇA, da Folha de S.Paulo, em Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso determinou ontem "pressa e transparência" na divulgação do resultado das investigações sobre as irregularidades na Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).

Ele disse ainda que quer anunciar, até o final de março, a extinção da Sudam e da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).

Sudam e Sudene serão transformadas em agências de desenvolvimento econômico. Também serão reestruturados os dois fundos de financiamento que repassam os recursos para as duas entidades -o Finam (na Amazônia) e o Finor (no Nordeste).

A cobrança de FHC foi feita ontem durante audiência com os ministros Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Pedro Malan (Fazenda).

A divulgação das irregularidades da Sudam é um dos pontos que o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) mais tem cobrado do governo nos últimos meses -ele espera atingir o presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), padrinho político dos últimos diretores da entidade.

FHC determinou que Bezerra dê transparência ao resultado da comissão que trabalha há quase três meses investigando os contratos e os financiamentos da Sudam. O trabalho da comissão termina no próximo dia 5.

Bezerra disse à Folha ontem que pretende anunciar o resultado dessas investigações até o dia 9 de março em entrevista coletiva.

"Não esconderemos nada, mas também não cabe a mim punir ninguém. Vou entregar todos à Justiça", afirmou Bezerra.

Segundo ele, nos casos de desvio de dinheiro caberá à Advocacia Geral da União tentar recuperar os prejuízos. Os casos de empresários que tenham agido de má-fé ou desviado verbas de incentivos serão repassados ao Ministério Público.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página