Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2001 - 17h02

PT vai pedir cassação de ACM por violação de informação sigilosa

Publicidade

da Folha Online

O líder do PT na Câmara, deputado federal Walter Pinheiro (BA), acaba de anunciar que o partido pedirá a cassação do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).

"O senador cometeu crime, pois violou votação sigilosa e sonegou informações sobre irregularidades no governo." Pinheiro referiu-se à votação secreta da cassação do senador Luiz Estevão (PMDB-DF) e a acusações contra ex-secretário-geral da Presidência Eduardo Jorge Caldas.

Reportagem da revista "IstoÉ", que começou a circular há pouco na Internet, traz reproduções de conversas entre ACM e procuradores da República. Entre outras acusações, o senador diz que dificultou a quebra do sigilo bancário de EJ por solicitação do presidente Fernando Henrique Cardoso.

"O que pega Eduardo Jorge são os sigilos bancários de 1994 e 1998. Se pegar o EJ, chega ao presidente", teria dito ACM, segundo a reportagem da "IstoÉ".

O ex-presidente do Senado afirma ainda que tem o mapa dos votos favoráveis e contrários à perda de mandato de Estevão, ocorrida em junho do ano passado.

O líder do PT entende que, se o senador sonegou informações, "foi co-participante" de esquema de corrupção. Pinheiro reforçou a necessidade de o Congresso investigar todas as denúncias que atingem parlamentares, "pois como esta Casa vai ter moral para debater a questão penal, o Carandiru, se não apura a podridão que é denunciada?". Para o deputado, não é mais possível "jogar a sujeira debaixo do tapete".

"Até que ponto os grandes partidos vão continuar se omitindo? Como esta Casa poderá aprovar leis, se pesa sobre ela uma série de suspeitas?", continuou Walter Pinheiro. O deputado defendeu ainda que o Legislativo libere deputados e senadores para serem processados. "Do contrário, não poderemos mais pisar no Salão Verde, pois ele se tornará um salão de lama, pura e simplesmente."

PT, PDT e PCdoB recolhem no Congresso assinaturas para instalação de CPI destinada a apurar as denúncias trocadas entre os membros da base de apoio ao governo durante as sucessões nas Mesas da Câmara e do Senado.

  • As informações são do site do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página