Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2001 - 11h31

FHC cobra lealdade da base aliada

Publicidade

ALEXANDRO MARTELLO
do Folha Online

O presidente Fernando Henrique Cardoso aproveitou o lançamento da agenda governamental para os últimos dois anos de seu governo para cobrar lealdade da base aliada.

Junto com o programa, ele enviou aos presidentes dos partidos que compõem a base de sustentação do governo no Congresso uma carta, na qual diz que "a defesa das convicções e da obra transformadora que está sendo realizada no Brasil não se compaginam com críticas desrespeitosas e menos ainda com aleivosias a figuras do governo e a suas práticas".

"Conflitos motivados pela ambição e por disputas prematuras de poder futuro só nos apequenam diante do país", disse o presidente. Para FHC, desacordos quanto às orientações de governo devem ser "lealmente" discutidos no âmbito do "próprio governo e dos partidos aliados".

"Eventuais desvios de conduta, em um momento de ampla liberdade e de respeito às instituições democráticas", segundo FHC, "devem ser levados aos âmbitos apropriados, tão logo conhecidos, sem ocultar erros e sem consentir com sua reiteração".

As cartas são praticamente iguais e foram enviadas ao presidente do PMDB, senador Jader Barbalho (PA), ao presidente do PSDB, senador Teotônio Vilela Filho (AL), do PFL, senador Jorge Bornhausen (PR), do PTB, deputado José Carlos Martinez (PR), e do PPB, deputado Pedro Correa (PE).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página