Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2001 - 19h07

Jader condiciona apoio à CPI à investigação de "irregularidades de ACM"

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Congresso Nacional, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), disse nesta tarde ao discursar no plenário que vai assinar o requerimento para a instalação da CPI da Corrupção desde que sejam incluídos oito casos na investigação, todos ligados ao senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) ou a políticos de sua influência.


Alan Marques/Folha Imagem
Jader Barbalho (PMDB-PA)
Entre os casos, Jader citou o das contas fantasmas no Citibank de Salvador, com cheques da TV Bahia _de propriedade de seu "inimigo político" ACM_, o caso da "pasta rosa" (que envolve o relacionamento de ACM com o Banco Econômico), o desvio de recursos do SAC da Bahia (Serviço de Atendimento ao Cidadão), o desvio de recursos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalho), irregularidades e superfaturamento na construção e comercialização de energia da Usina Nuclear de Angra 2 _envolvendo a Eletrobras e Furnas_, irregularidades no Banco do Nordeste, fraudes cambiais e fiscais envolvendo a empreiteira OAS e crimes tributários.

A oposição já anunciou que vai fazer um aditamento ao requerimento incluindo os oito itens e apresentá-lo a Jader durante a sessão do Congresso, para que ele o assine publicamente. Pelos cálculos da oposição, já estariam garantidas 128 assinaturas na Câmara e 22 no Senado, contando com Jader Barbalho _são necessárias 171 votos na Câmara e 27 no Senado.

O líder do governo no Congresso, deputado Arthur Virgílio (PSDB-AM), ficou "indignado" com a atitude de Jader Barbalho.

"Para mim, o apoio de Jader é decepcionante. Não foi essa a sugestão que dei a ele. O papel do senador (Jader) é, antes de assinar CPIs e competir com seu rival (ACM), cuidar de colocar uma pauta clara para ser votada. Fazer o jogo de uma CPI que é palanque é tudo o que não espero do presidente do Senado. Me desculpe ele, mas não é possível deixar de condená-lo com veemência neste momento."

ACM

O senador ACM disse que vai manter a assinatura no requerimente de abertura da CPI da Corrupção mesmo com o aditamento incluindo os oito novos casos a serem investigados, que seriam incluídos a pedido de Jader Barbalho.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página