Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2001 - 12h27

Jader Barbalho não assinou CPI da Corrupção, apesar de promessa

Publicidade

RICARDO MIGNONE
SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

Apesar de ter confirmado que assinaria ontem à noite o requerimento solicitando a instalação da CPI da Corrupção, durante sessão conjunta do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), ainda não deu seu aval à iniciativa da oposição.

A assessoria técnica do senador estaria analisando o teor do documento. Em seguida, provavelmente ainda nesta tarde, Jader decide se assina ou não o documento.


Alan Marques/Folha Imagem
Jader Barbalho (PMDB-PA)
Ontem, Jader havia condicionado a sua assinatura à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Corrupção com o aditamento de oito novas acusações, todas ligadas ao senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) ou a políticos de sua influência.

Entre os casos, Jader citou o das contas fantasmas no Citibank de Salvador, com cheques da TV Bahia _de propriedade de seu "inimigo político" ACM_, o caso da "pasta rosa" (que envolve o relacionamento de ACM com o Banco Econômico), o desvio de recursos do SAC da Bahia (Serviço de Atendimento ao Cidadão), o desvio de recursos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalho), irregularidades e superfaturamento na construção e comercialização de energia da Usina Nuclear de Angra 2 _envolvendo a Eletrobras e Furnas_, irregularidades no Banco do Nordeste, fraudes cambiais e fiscais envolvendo a empreiteira OAS e crimes tributários.

Jader participa daqui a pouco de um almoço com vários empresários. Eles vão discutir com o presidente do Senado a proposta de correção do saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

PT

A assessoria do senador José Eduardo Dutra (PT-SE), líder do Bloco Oposição no Senado, disse que o aditamento proposto por Jader está sendo redigido e que o senador assinaria o requerimento assim que estivesse pronto.

O pedido de CPI já tem 21 assinaturas. Para aprovação são necessárias 27 assinaturas de senadores. Como a CPI que está sendo proposta é mista, são necessárias também 171 assinaturas de deputados para a instalação da comissão.

  • Leia mais sobre a crise no governo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página