Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2001 - 15h27

Lançamento de filme sobre AI-5 será homenagem a Mário Covas

Publicidade

da Folha Online

O documentário "AI-5, O Dia que Não Existiu", que retrata a sessão plenária da Câmara dos Deputados que negou o pedido de cassação do deputado Márcio Moreira Alves e provocou o Ato Institucional nº 5, será lançado hoje em São Paulo.

12.dez.68 - Folha/Imagem
Deputado Márcio Moreira Alves diz, na Câmara, que seu discurso contra a invasão da UnB não era ofensivo às Forças Armadas. A mesma sessão rejeitou sua cassação e, no dia seguinte, culminou com o AI-5


O lançamento, no qual estarão presente o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), homenageará o governador Mário Covas (1930-2001). Covas fez, na sessão plenária, um discurso de defesa da soberania da Casa, considerado decisivo para a imposição
do AI-5. A sessão votou contra o pedido de cassação do deputado Moreira Alves devido a um discurso no qual ele criticava a invasão da UnB (Universidade de Brasília).

O ato foi decretado em 1968 pelo general Costa e Silva (1902-1969), então presidente, que fechou o Congresso e cassou mandatos legislativos, endurecendo o regime militar.

Em maio do ano passado, a Câmara recuperou as notas taquigráficas da sessão, que serviu de pretexto para o regime militar editar o ato. Trata-se do único documento existente da sessão, com mais de 150 páginas de notas, e estava desde 1984 com a jornalista e pesquisadora Anna Lúcia Brandão.

O lançamento do filme, que tem a direção geral do jornalista Paulo Markun e foi produzido pela TV Câmara e a Fundação Padre Anchieta, ocorre na Pinacoteca de São Paulo. A exibição do filme está prevista para as 20h30.

O documentário faz parte do Festival Internacional de Documentários "É tudo verdade" e será exibido amanhã na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O filme também será exibido em Brasília - na quarta-feira (28), na Academia de Tênis, às 21h - e na TV Cultura - no sábado (31), às 21h. As informações são da Agência Câmara.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página