Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2001 - 12h52

Senado suspende uso do painel eletrônico em votações secretas

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), determinou há pouco que a partir desta terça-feira (27) o painel eletrônico da Casa só será utilizado para o registro de presença e nas votações abertas. As votações secretas serão feitas por meio de cédulas.

Jader disse que ficou "surpreso" com o resultado do laudo sobre o painel, realizado por técnicos da Unicamp. "Eu não imaginava que o sistema tivesse esse grau de vulnerabilidade, sendo o mais grave a possibilidade de se adulterar o voto de um senador", afirmou o presidente do Senado.

"O resultado aumenta a suspeita de que houve fraude em votações anteriores, mas não confirma se ocorreram de fato."

Jader não quis falar sobre a possibilidade do senador cassado Luiz Estevão utilizar o resultado do laudo como argumento técnico para pedir a nulidade de seu processo de cassação. O laudo da Unicamp revelou 18 itens vulneráveis no painel eletrônico, incluindo o acesso ao resultado de votações secretas e a possibilidade de adulteração.

O primeiro-secretário do Senado, Carlos Wilson (PPS-CE), afirmou que o laudo não diz se houve violação ou quem a haveria praticado, apenas informando que existe a possibilidade de acesso aos dados. O laudo será encaminhado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado e à Comissão de Inquérito, presidida pelo consultor Dirceu Teixeira de Matos.

Matos informou que a comissão irá encerrar os trabalhos dentro de 15 dias. A comissão deve estudar se é mais viável reformar o painel de votações, reforçando a sua segurança, ou trocá-lo por um equipamento novo.

O responsável pelo laudo da Unicamp, professor Álvaro Crosta, disse que o mais viável no momento é reformar o equipamento, uma vez que, segundo ele, todo o sistema agora é conhecido.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página