Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2001 - 19h15

PT define amanhã estratégia para apurar acusações sobre caso Marka

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Os petistas José Genoíno (SP), presidente do partido, Walter Pinheiro (BA), líder do PT na Câmara, e José Eduardo Dutra (SE), líder no Senado, se reúnem amanhã, em Brasília, para decidir o que fazer em relação às denúncias de que o ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes estaria envolvido num esquema de venda de informação privilegiada e que o governo sabia do caso e nada fez.

Eles avaliam que o ideal seria conseguir assinaturas para uma CPI mista, pois assim não precisariam enfrentar a fila de comissões que existe na Câmara e driblariam o poder de manipulação das investigações que o governo poderia ter numa investigação conduzida só por senadores.

Segundo Pinheiro, esse caso novo poderia levar à reedição da CPI da Corrupção, enterrada há dez dias pelo governo com a liberação para os deputados de R$ 80 milhões em emendas ao orçamento.

"Mas faríamos uma lista menor de itens a apurar -eram 19 pontos a investigar-, tirando aqueles penduricalhos colocados justamente para ter o apoio de Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e de Jader Barbalho (PMDB-PA)", declarou Pinheiro.

Os acertos da reunião de amanhã à noite devem ser levados para discussão em um grupo mais amplo, com líderes da oposição, terça-feira.

Em paralelo, os petistas contam conseguir aumentar a pressão sobre o governo com uma série de movimentos de rua contra a corrupção, culminando com uma manifestação de 100 mil pessoas em Brasília.

A reunião será na casa de Pinheiro, às 20h. Motivo: por conta do apagão, a Câmara, a partir de amanhã, encerra suas atividades às 19h00.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página