Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2000 - 04h09

Marta falta a homenagem de gays

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, desistiu de comparecer a uma homenagem que grupos que fazem campanha pelos direitos civis dos homossexuais prestariam a ela ontem à noite, na Câmara Municipal de São Paulo.

Marta, junto a outras seis pessoas, seria homenageada por ativistas gays, em razão de sua luta em defesa dos direitos deles. Outro homenageado da noite seria Clóvis Bornay, gay assumido e famoso por desfilar há décadas no Carnaval carioca.

"Marta é um símbolo da luta pelo respeito aos direitos civis dos homossexuais. Existe uma dívida muito grande de toda a comunidade gay com ela. Essa homenagem é o mínimo que poderíamos fazer", declarou Roberto de Jesus, presidente da Associação do Orgulho Gay de São Paulo.

Marcha

O não-comparecimento de Marta ao evento patrocinado pelos homossexuais vem dois dias depois do anúncio de seu companheiro de chapa, o ex-deputado federal Hélio Bicudo, candidato a vice-prefeito.

Bicudo, ligado à Igreja Católica, se opôs ao projeto de parceria civil entre homossexuais, apresentado por Marta quando era deputada federal, e chegou a ser chamado de "homófobo" por algumas lideranças gays.

A candidata afirmou que o fato de não comparecer à cerimônia se deve "exclusivamente a questões de agenda".

"Eu já tinha marcado compromissos para esse dia e horário e não tive como desmarcar. É uma pena, porque eu gostaria muito de ir e receber essa homenagem", afirmou Marta, que enviaria um representante ao evento.

A petista disse que "continuará participando de eventos ligados aos gays" durante a campanha. No domingo, ela deve participar da passeata do Dia do Orgulho Gay, na avenida Paulista.

Ela deverá desfilar em um carro de som e poderá discursar. Os organizadores da marcha esperam que cerca de 100 mil pessoas compareçam ao evento. Marta compareceu a edições anteriores da marcha, que está no quarto ano.

Leia mais notícias de política na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página