Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2001 - 16h58

Coaf envia informações sobre Maluf à Suíça

Publicidade

ALEXANDRO MARTELLO
da Folha Online, em Brasília

A presidente do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Adrienne Senna, confirmou hoje, em Brasília, que recebeu pedidos de informações das Unidades de Investigação Financeira da Suíça e da ilha de Jersey, pertencente ao Reino Unido, sobre a empresa Blue Diamond (que mudou de nome depois para Red Ruby Ltda), cujo beneficiário é o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf. O Coaf é ligado ao Ministério da Fazenda.

"A Suíça pediu processos e investigações em andamento contra Paulo Maluf e suas empresas", disse ela. Provavelmente, explicou a presidente do Coaf, a movimentação do prefeito, ao retirar recursos da Suíca em janeiro de 1997 para a Ilha Jersey, "foge da normalidade".

Senna confirmou ainda que o pedido da Unidade de Investigação Financeira da Suíça já foi respondido. "Enviamos resposta ontem dizendo que Maluf tem três processos criminais e outros três civis em curso", disse Adrienne.

Adrienne explicou que as Unidades de Investigação Financeira têm por objetivo investigar crimes de lavagem de dinheiro e também confirmou, posteriormente, que a Justiça suíça, com base nas informações brasileiras, pode optar pela abertura de um processo contra o ex-prefeito de São Paulo.

Ontem, o Coaf confirmou a existência de uma transferência de dinheiro de contas de empresas do ex-prefeito Paulo Maluf da Suíça para as Ilhas Jersey - um paraíso fiscal no Canal da Mancha.

Leia mais no especial caso Maluf

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade