Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2001 - 16h14

Procuradoria quer investigação sobre Maluf na Justiça Federal

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

O Ministério Público Federal deu um parecer favorável para que o processo sobre supostas aplicações financeiras do ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf na ilha de Jersey, paraíso fiscal no Canal da Mancha, seja encaminhado para a Justiça Federal e anexado à ação penal que apura a emissão irregular de títulos para pagamento de precatórios.

As supostas aplicações de Maluf e de familiares dele na ilha Jersey _a mulher Sylvia, os filhos Flávio, Otávio, Lígia e Lina e a nora Jacqueline_ estão sendo investigadas na esfera da Justiça Estadual.

O parecer dado pelo subprocurador-geral da República Wagner Gonçalves será levado em conta na decisão do ministro Gilson Dipp, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que definirá se mantém o parecer da Procuradoria e transfere a ação para a Justiça Federal.

O conflito de competência foi levantado pela juíza Adriana Soveral, da 8ª Vara Criminal da Justiça Federal, em São Paulo, onde tramita a ação contra Maluf e pelos advogados de Maluf.

Também são réus no processo o ex-prefeito Celso Pitta, que na época da emissão dos títulos era secretário das Finanças, e o ex-coordenador da dívida pública Wagner Ramos.

O juiz Maurício Lemos Porto, do Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais), decretou quebra de sigilo bancário, fiscal e das telefônico (relativo a ligações internacionais) do ex-prefeito e dos familiares dele.

Leia mais no especial caso Maluf
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade