Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2001 - 07h48

Maluf ligou para joalherias que negociam diamantes

Publicidade

ROBERTO COSSO
JULIA DUAILIBI

da Folha de S.Paulo

O ex-prefeito paulistano Paulo Maluf manteve contato telefônico com duas joalherias especializadas na venda de diamantes: Graff Diamonds, de Londres, e William Goldberg Diamond Corporation, de Nova York.

Segundo a Folha apurou, Maluf telefonou, de seu número pessoal, oito vezes para a William Goldberg Diamond Corporation de Nova York e três vezes para a Graff Diamonds de Londres.

Todas os telefonemas foram feitos entre 1997 e 1998. A maioria das ligações é de curta duração, mas pelo menos uma tem pouco mais de 10 minutos.

Em ofício dirigido ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o governo da Suíça informou que Maluf é dono das empresas Red Ruby e Blue Diamond, estabelecidas em Cayman, paraíso fiscal no Caribe.

O Registro de Companhias de Cayman informou à Folha
que as empresas realmente existem, mas não há informações sobre os nomes de seus proprietários. A Red Ruby Ltd. foi aberta em 1985 e fechada em 1997. Registrada em 1998, a Blue Diamond Ltd. segue ativa, segundo informações fornecidas pelo governo de Cayman.

Na edição de 10 de junho, a Folha revelou que Maluf, sua mulher, seus quatro filhos e uma nora, são beneficiários de aplicações financeiras no Citibank de Jersey _paraíso fiscal no canal da Mancha. Há cerca de US$ 200 milhões _aproximadamente R$ 517 milhões_ depositados na ilha.

Entre 1985 e 1997, o dinheiro estava depositado no Citibank da Suíça, em nome das empresas constituídas em Cayman, que têm nome de pedras preciosas.

Jóias fabulosas

A Graff Diamonds apresenta suas jóias como "as mais fabulosas do mundo". Especializada em cortar e polir diamantes, a empresa informa que as pedras usadas nas jóias são de produção artesanal, compradas diretamente de minas na África do Sul.

Isso permitiria à loja ter as melhores jóias, por um custo mais competitivo. Entre as mais antigas e preciosas que a Graff já lidou, estão "Hope of Africa", com 115.91 quilates, e "Paragon", com 137,82 quilates, tido como o diamante mais perfeito do mundo.

"A magia está na fabricação" é o slogan da William Goldberg Diamond Corporation, de Nova York. Fundada há 50 anos, a loja se propõe a fazer os mais "magníficos diamantes, não importa o preço". Recentemente a empresa adquiriu uma pedra brasileira pesando 13.9 quilates.

As ligações de Maluf para as duas empresas não provam nenhuma irregularidade.

O Ministério Público de São Paulo, entretanto, pretende apurar se o ex-prefeito comprou diamantes para ocultar, por exemplo, dinheiro ilegal.

As investigações estão centradas na quebra de sigilo telefônico do ex-prefeito e de seus familiares. O Ministério Público estadual já descobriu ligações feitas de telefones de Flávio Maluf, filho do ex-prefeito, para o Citibank de Genebra, na Suíça.

Leia mais no especial caso Maluf

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade