Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 12h29

Atentados fazem brasileiro gostar mais de viver no país

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

Os atentados terroristas ocorridos no último dia 11, nos EUA, tiveram influência no índice de satisfação do cidadão com o país, segundo pesquisa CNT/Sensus, divulgada na manhã de hoje. De acordo com o instituto, a avaliação positiva, ou seja, quem gosta de viver no Brasil, subiu de 73%, em agosto, para 80,1%, em setembro.

"O brasileiro acredita que está longe dos atentados. Isso faz com que ele goste mais de viver no país", afirmou Clésio Andrade, presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte).

O instituto levantou ainda que 79,1% dos entrevistados acreditam que os atentados aos EUA podem provocar uma guerra mundial. Além disso, 40,8% das pessoas ouvidas pelo instituto afirmaram que acham pouco possível que os EUA criarão formas para evitar ou eliminar o terrorismo do mundo.

Em relação ao Brasil, 54,3% dos pesquisados disseram que os atentados terão reflexo negativo para a economia do país, enquanto que 24,7% acreditam que as consequências serão positivas; 11,9% afirmaram que os atentados não causarão reflexos ao Brasil.

Quanto às prováveis causas dos atentados, 23,6% dos entrevistados atribuíram a causa dos atentados a conflitos econômicos, 23,1% a conflitos raciais, 19,8% a conflitos religiosos e 14,6% a conflitos sociais.

Pelos dados levantados, 80,5% dos entrevistados tomaram conhecimento do atentado.

A pesquisa foi realizada de 14 a 20 de setembro, em 24 Estados. Foram ouvidas em 2.000 pessoas. A margem de erro é de mais ou menos 3%.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página