Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2001 - 07h25

Programa elogia mulher e esconde PFL

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília e SP

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, ocupou todo o horário gratuito do PFL na TV em um programa com destaque para a mulher e no qual o principal ausente foi o próprio partido.

Elaborado pela mesma equipe que comandou as campanhas do presidente Fernando Henrique Cardoso de 1994 e 1998, o programa, com 20 minutos de duração, foi ao ar ontem à noite e explorou o fato de Roseana ser mulher e projetou uma imagem de competência, de capacidade de decisão e de coragem.

"Ela pertence a uma nova geração de políticos. O que a gente percebe é que é uma geração que não está à procura de usar o Estado em seu benefício. É uma geração com sentido social", disse o poeta Ferreira Gullar em depoimento no início do programa.

Além de Gullar, Zélia Gattai, Joãosinho Trinta e Josué Montello apareceram no filme falando bem de Roseana. Ao pai da governadora, o ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP), foi destinada uma menção tímida no programa, que destacou o bom relacionamento de Roseana com o deputado Ulysses Guimarães (PMDB), desaparecido em 1992.

O programa procurou esconder o maior ponto de resistência à pré-candidata: o próprio partido da governadora. A sigla e a bandeira do partido não apareceram e o PFL foi citado uma única vez. Nessa referência, Roseana associou seu partido à criação do fundo de combate à pobreza.

O programa foi concebido por Nizan Guanaes (que fez o roteiro), Antônio Lavareda, Rui Rodrigues e Antonio Martins, em três meses de trabalho.

O discurso político de Roseana seguiu a estratégia do PFL de não bater no governo, ao qual está sempre associado. Elogiou avanços na área de educação, saúde pública e preservação do meio ambiente, cujo ministério é chefiado por Sarney Filho, seu irmão.

Apontou a segurança pública como um ponto que não deu certo no governo e que precisa ser corrigido, referindo-se a uma das principais preocupação dos eleitores da região Sudeste e de áreas metropolitanas. O Sudeste é a região onde Roseana tem a menor intenção de voto nas pesquisas.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade