Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2001 - 12h35

Petista lidera pesquisa CNT/Sensus de voto estimulado

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

Na pesquisa de intenção de voto estimulada para a Presidência da República, feita pela CNT/Sensus e divulgada hoje, o petista Luiz Inácio Lula da Silva liderou em todos os cinco cenários previstos.

Na lista principal, Lula teve 31,8% das intenções de voto. Em setembro, ele recebeu 31,3% dos votos.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), que aparece em segundo lugar, teve 19,1% das intenções de voto, em outubro, contra 14,4% recebidos no mês anterior. O ministro da Saúde, José Serra (PSDB), um dos pré-candidatos do governo, teve 4,8% das intenções de voto na pesquisa divulgada hoje. Em setembro, ele recebeu 4,2% dos votos.

Além de Lula, Ciro Gomes (PPS) foi o único candidato de oposição que cresceu na pesquisa subindo de 12% para 12,8%, mantendo o terceiro lugar.

Entre os que caíram nas intenções de voto, estão o governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), cujo índice oscilou de 10,6% em setembro para 8,2% em outubro, e o governador do Rio Anthony Garotinho (PSB), que caiu de 9% para 7,6% entre os dois meses.

O candidato do Prona, Enéas Carneiro, está em último lugar entre os nomes da lista, com 2,8% das intenções de voto.

Segundo a pesquisa, os indecisos, brancos e nulos representam 13,1% do eleitorado, contra 14,6% em setembro. De acordo com o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade _que é filiado ao PFL_ as intenções de voto para Roseana Sarney representam a insatisfação do eleitor que quer uma "terceira via".

Por sugestão dos jornalistas, a próxima pesquisa, que será apresentada em dezembro, mostrará apenas Roseana com candidato da base governista.

A pesquisa CNT foi realizada entre os dias 23 e 31 de outubro em 24 Estados do país. Foram feitas 2.000 entrevistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais:
  • Lula lidera pesquisa de intenção de voto espontâneo da CNT/Sensus
  • Serra e Tasso aparecem em quinto lugar em pesquisa estimulada
  • Pesquisa CNT/Sensus aponta desemprego como maior problema do país


    Leia mais no especial Eleições 2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade