Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2001 - 07h16

Líder do governo no Senado aponta fraude em convenção do PSDB

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

O líder do governo no Senado, Artur da Távola (PSDB-RJ), foi derrotado ontem pelo ex-governador Marcello Alencar (PSDB) na eleição para a presidência do diretório estadual do partido, no Rio.

Afirmando que a derrota foi resultado de fraude, o senador pretende recorrer à direção nacional dos tucanos. Em uma convenção tumultuada, Marcello Alencar obteve 326 votos, contra 118 dados a Távola.

Ronaldo Cezar Coelho, deputado federal licenciado e secretário municipal de Saúde do Rio, disse que a "eleição foi viciada" e que vai recorrer à Justiça para impugná-la.

A eleição do diretório regional pode ter reflexos na escolha do candidato do partido para o Senado, afirmou Távola, que pretende se recandidatar. Marcello Alencar também tem intenção de concorrer à vaga.

Para Coelho, o diretório municipal carioca teria filiado irregularmente militantes, garantindo a vitória a Alencar. Távola disse que vai levar as denúncias de irregularidades, na terça-feira, à Executiva Nacional.

O presidente regional do partido, deputado federal Alexandre Santos, negou que tenha havido irregularidades e defendeu a candidatura de Alencar ao Senado. Procurado pela Folha, Alencar não foi encontrado.

Segundo Santos, uma pesquisa informal na convenção apontou que a maioria dos tucanos presentes apóia o lançamento do deputado Aécio Neves para a Presidência. Aécio teve o apoio de 126 convencionais. O ministro José Serra, com 74 votos, ficou em segundo, seguido por Roseana Sarney (PFL), com 65.

O nome de quem vai concorrer ao Senado será decidido em junho, na mesma convenção que escolherá quem vai disputar o governo. Há um setor que apóia o lançamento do prefeito de Duque de Caxias, José Zito, e outro que prefere uma aliança com o PFL.

Veja também Tasso Jereissati comemora aniversário em 3 cidades do Ceará

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade