Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2002 - 11h21

FHC assina acordo que permita Ucrânia utilizar base de Alcântara

Publicidade

da Folha Online

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou hoje, em Kiev, um acordo para a exploração da base lançamento de satélites de Alcântara, no Maranhão, pela Ucrânia, o que representa um avanço na cooperação espacial entre os dois países.

Foi firmado também um acordo de troca de tecnologia para fabricação de máquinas para o setor energético de exploração de petróleo em território ucraniano.

A Ucrânia -ex-república da União Soviética- é uma dos três países mais desenvolvidos na área espacial, segundo o presidente. Sobre os acordos firmado, Fernando Henrique disse que a aproximação com a Ucrânia irá significar um crescimento na matriz energética brasileira pela disposição de empresários e investidores em joint-ventures entre os dois países.

Para o presidente da Ucrânia, Leonid Kutchma, o Brasil é um país cujo exemplo deve ser seguido pela notoriedade internacional na formação de seu sistema político e econômico. Segundo ele, foram dados passos concretos para cooperação entre os dois países e que eles não irão ficar "somente em palavras".

Kutchma disse que Fernando Henrique Cardoso, ao final da reunião, comentou que nunca havia participado, durante seu governo, de uma reunião tão produtiva e com tantos resultados positivos como a de hoje , no Palácio Maryinsky, sede do governo ucraniano.

Os dois chefes de estado assinaram também uma declaração conjunta para aprofundamento nas relações de amizades entre os países, uma acordo de assistência judiciária em matéria penal, uma convenção para evitar a dupla tributação, além de uma memorando de entendimento entre o BNDES e bancos ucranianos.

  • Com Agência Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página