Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2002 - 08h45

São Paulo deve se responsabilizar por caso Jersey, diz AGU

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A informação de que a Advocacia Geral da União não vai mais interferir nas investigações sobre a existência de fundos em nome de Paulo Maluf (PPB) na Suíça e na ilha de Jersey (paraíso fiscal) foi mais um capítulo do caso que envolve o ex-prefeito e seus familiares.

A AGU afirmou, em ofício encaminhado a Geraldo Brindeiro, procurador-geral da República, que o objeto de investigação não envolve patrimônio da União, e sim de São Paulo. Por isso o assunto deve ficar sob a responsabilidade da Secretaria de Negócios Jurídicos e da Procuradoria Geral do Município de São Paulo.

Em junho, a Folha revelou que autoridades de Jersey bloquearam US$ 200 milhões em nome de Maluf e de familiares. Para o Ministério Público de São Paulo, o dinheiro pode ser proveniente de desvio de verba pública. Maluf nega a existência das aplicações em Jersey.

Em agosto, o governo da Suíça revelou que o ex-prefeito abriu uma conta na agência do Citibank daquele país em 1985. Em 1997, ele transferiu o dinheiro para uma agência do mesmo banco em Jersey. A conta no Citibank foi aberta em nome da Red Ruby Ltd. Outra empresa envolvida é a Blue Diamond Ltd.



Leia mais no especial caso Maluf
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade